22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Prefeitura abre licitação para a modernização da sinalização de trânsito no centro da cidade

O quadrilátero central de Rondonópolis vai ganhar um sistema moderno de sinalização. O secretário de Transporte e Trânsito do Município, Argemiro Ferreira, anuncia que já abriu licitação para a implantação do sistema que vai garantir a sincronização dos semáforos e regulação nos cruzamentos com maior fluxo. O investimento previsto é de R$ 2 milhões do Fundo Municipal de Trânsito.

O aviso de licitação publicado na edição do Diário Oficial do Município – Diorondon da segunda (23) prevê a contratação de uma empresa especializada para execução dos serviços e fornecimento de equipamentos e softwares necessários. Argemiro explica que a modernização do sistema vai acontecer no quadrilátero compreendido entre as ruas Dom Pedro II e Fernando Corrêa da Costa e as avenidas Frei Servácio e Dom Wunibaldo.

A empresa vencedora tem prazo de 120 dias, a partir da assinatura do contrato, para promover a modernização do sistema. O secretário afirma que a área central conta atualmente com 51 semáforos. No fim do processo vão ser 60. Os equipamentos vão receber controladores modernos que permitem o sincronismo com integração por fibra ótica, além de uma central de informação informatizada. Entre os conjuntos já existentes, 18 vão ser substituídos integralmente.

Argemiro Ferreira antecipa ainda que os cinco principais cruzamentos na extensão da avenida Marechal Rondon vão ser equipados com laços virtuais e câmeras que servem para regular os semáforos automaticamente, conforme o fluxo. Ele cita o exemplo do cruzamento entre a Dom Pedro II e a Marechal Rondon em que o fluxo intenso varia de um lado para o outro, em horários de maior movimentação de veículos.

A expectativa do secretário Argemiro Ferreira e do prefeito Percival Muniz é conseguir promover mais organização e segurança no trânsito das ruas centrais da cidade que possui 215 mil habitantes e uma frota de quase 150 mil veículos circulando pelas vias públicas.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO