29 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Prefeitos da região Sul buscam melhoria na infraestrutura e projetos na agricultura familiar

A reunião foi muito produtiva”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Teles Pires, o prefeito de Paranaíta, Pedro Miyazima, ao final da agenda de trabalho com o governador Silval Barbosa, nesta terça-feira (12.04) na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). “Produtiva pela abertura que o governador Silval Barbosa está proporcionando, a possibilidade de colocarmos a nossa ansiedade”.

O prefeito disse que a principal demanda apresentada ao governador, sem dúvida, foi quanto a questão das estradas de terra, que estão bastante prejudicadas por conta das chuvas que caem constantemente na região. “Sem estrada não tem condições da população transitar”, afirma.

Segundo ele, os prefeitos são questionados, pois os maquinários dos consórcios estão parados. O governo, porém, vai agilizar o processo licitatório para começar a botar as máquinas nas estradas e iniciar a recuperação dos pontos mais críticos.

Os consórcios, ressalta Pedro Miyazima, não é apenas recuperação de estradas. Eles também trabalham com o MT Regional – ligado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) – no desenvolvimento da cadeia produtiva, como do projeto de piscicultura, que prevê a construção de 40 tanques em cada um dos municípios do consórcios e a aquisição de um caminhão baú para o transporte de peixes. Ao final, ressalta, “quando se fala de cadeia produtiva fala-se de estradas”.

O segundo prefeito a se reunir com o governador Silval Barbosa foi o presidente do Consórcio Alto Teles Pires, Chico Bedin, prefeito de Sorriso, disse que as demandas são de recuperação de estradas, liberação das patrulhas mecalizadas “para recuperar as estradas depois de um grande safra em nossa microrregião”.

Dois pontos cruciais foram abordados durante a reunião, segundo Chico Bedin, que são a saúde e a segurança. “Estivemos reivindicando um maior efetivo da Polícia Militar, além da polícia Civil, e na área de saúde pedimos medidas efetivas que venham melhorar a saúde da população”, contou o prefeito de Sorriso.

O presidente do Consórcio diz que as soluções para as demandas apresentadas vão passar pelas parcerias. “Contamos com a participação do Governo e dos municípios na discussões dos encaminhamentos dessas soluções”.

Fonte; SECOM/MT (cr. fotos:Marcos Negrini)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO