Eleições 2020 poderá ser adiada para Dezembro

A possibilidade de adiamento para dezembro do processo eleitoral que originalmente está marcado para outubro tem ganhado força nos bastidores e também é notório o crescimento da tese para não somente adiar como prorrogar os mandatos para 2022 com a realização de eleições únicas para todos os cargos;
No entanto, tudo isso vai depender o desenvolvimento da Covid-19 no país, que segundo alguns analistas de saúde não chegou ao seu pico no Brasil. O Tribunal Superior Eleitoral tem se manifestado de forma extra-oficial sobre o caso, já é dado como certo que em outubro dificilmente haverá votação.
A Justiça Eleitoral já vê como um risco à saúde pública fazer uma eleição em outubro, entende que a Pandemia não estará controlada até lá. No entanto, há uma tese que prevê que nem em dezembro o problema estará resolvido passando a eleição para 2021 ou 2022.
Os riscos de uma explosão de casos com uma eleição em meio a Pandemia são muitos, o primeiro é o aumento do contato, pois candidatos terão que fazer reuniões, arrastões e encontro com eleitores; o segundo risco está relacionado à quem trabalha nas eleições, mesários e fiscais estarão em contato direto com milhares de pessoas e poderão também se infectar.
No Congresso Nacional já tramita uma Proposta de Emenda a Constituição prevendo a prorrogação para 2022 e com o mandatos mantidos até lá. A PEC, no entanto, ainda está em fase de análise e discussão pelos congressistas.