A adequação de praças, calçadas, transporte coletivo e outros pontos, foram tema de uma reunião na manhã desta quarta-feira, 18, entre o prefeito Percival Muniz e representantes de associações e conselhos de pessoas com deficiências visuais, auditivas e físicas, com o objetivo de proporcionar acessibilidade a essas pessoas.
As principais questões abordadas foram sobre as calçadas na cidade, que não atendem as exigências, adequação da frota dos ônibus coletivos e pontos de ônibus sem cobertura. “Muitas vezes o motorista de ônibus visualiza um cadeirante no ponto e simplesmente o ignora. Recebemos todo dia reclamações em nossa associação. Pedimos que o prefeito possa cobra-los com a melhoria da frota de ônibus, e no auxílio a essas pessoas”, disse Vanusa Martins, integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O prefeito colocou a Prefeitura de Rondonópolis à disposição da classe e entende que esta é uma situação delicada, e deve ser resolvida por etapas. “Vamos dar uma geral na cidade, já pedi para o nosso responsável pelo setor, que notifique os comerciantes que não tenham a calçada conforme as normas. Acessibilidade representa dar a essas pessoas condições para alcançarem e utilizarem, com segurança e tranquilidade, os espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, as edificações, os transportes e os sistemas e meios de comunicação”, disse Percival.
De acordo com secretário de Governo, Fabrício Miguel Correa, no próximo edital de licitação para o transporte coletivo da cidade, que será enviado em breve à Câmara dos Vereadores, já será cobrado que toda a frota de ônibus tenha acessibilidade e ar-condicionado.