ECONOMIA

Economia de MT é destaque na Expo Brasil 2008

O crescimento da economia mato-grossense foi destaque durante conferência realizada na sétima edição da Expo Brasil 2008, no Centro de Eventos do Pantanal. Ministrado pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, o tema “Desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”, foi debatido e exposto aos participantes no local.
O secretário apresentou um quadro geral da economia do Estado, destacando o desenvolvimento do PIB, produção e o processo de industrialização de Mato Grosso. “Representamos 2% do PIB brasileiro sendo que, nos últimos anos, o Estado cresceu 11% anualmente. Esses resultados são graças à política de incentivos do Governo que contribui para o processo de industrialização da nossa região”.
Mesmo com tamanho crescimento, Nadaf afirma que o Estado não deixa de lado a importância de preservar o meio-ambiente. “Apenas 36% da nossa área é utilizada para o extrativismo, que inclui a pecuária e a agricultura. O restante do território é área preservada”.
Ao mencionar os números da produção de Mato Grosso, o secretário da Sicme anunciou novos projetos para o Estado, como a indústria da Sadia em Lucas do Rio Verde, que irá abater 600 mil frangos por dia e a indústria em Rondonópolis, que tem capacidade para abater quatro mil porcos/ dia. “Essas empresas só chegam para nossa região por causa dos incentivos concedidos pelo Estado”.
Outro empreendimento de grande destaque, pelo secretário, foi do grupo Cluster, que pretende se instalar no Vale do Araguaia, com um investimento de R$ 3 bilhões, nos próximos anos, e que irá gerar mais de oito mil empregos diretos. “Isso demonstra que a economia mato-grossense está se movendo, o que resulta em distribuição e geração de renda. Nos últimos cinco anos, o Estado recebeu 90 mil empresas. Destas, apenas 366 receberam incentivos, e juntas, foram responsáveis em trazer U$ 6 bilhões para Mato Grosso”.
Por último, Nadaf anunciou a criação de uma oficina de lapidação, em Poxoréu, que irá proporcionar, aos jovens, um trabalho com as pedras abundantes da região. “O resultado será a fabricação de semi-preciosas, que contribuirá para o fortalecimento da economia local”.
Palco de debate e troca de experiências de desenvolvimento local, a Expo Brasil 2008 reúne, em um único lugar, palestras, painéis temáticos, debates, apresentação de experiências, oficinas e uma ampla feira com produtos sustentáveis, projetos inovadores, além de atividades culturais e ambientes de aprendizagem coletiva.

Assessoria/Sicme-MT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo