Prefeito recebe visita do comandante da Delegacia Fluvial

O prefeito Percival Muniz recebeu nesta quarta-feira (23), em seu gabinete, no Palácio da Cidadania, a visita do Capitão de Corveta Alessandro Anilton Maia Nonato, comandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, a qual Rondonópolis está sob a jurisdição. Na ocasião, o prefeito e comandante da Delegacia Fluvial, que veio a Rondonópolis acompanhado de sua equipe, foram discutidas ações futuras de integração entre a prefeitura de Rondonópolis e a Marinha do Brasil.
Há pouco mais de sete meses no comando da delegacia de Cuiabá, o capitão de corveta Alessandro Nonato disse que o objetivo da visita ao prefeito foi o de estreitar laços a respeito de promover no município uma melhor segurança e fiscalização dos usuários da rede fluvial na região, que possui um grande potencial hídrico, cujos principais rios são o Vermelho e São Lourenço.
“A marinha não estava tão presente por aqui, principalmente por conta da grande extensão da área de jurisdição da nossa delegacia, que é baseada em Cuiabá e atende 65 municípios. Mas, já algum tempo estamos levantando a situação da região e, a partir de agora, queremos estar mais presentes, para dar mais segurança fluvial e uma nova dinâmica na utilização dos rios, através de uma melhor organização, por meio da legalização de embarcações, documentação e carteira para pilotar embarcações, cursos para pilotar e outras ações ligadas às necessidades da navegação”, ressaltou capitão Nonato.
O prefeito agradeceu a visita do comandante e se colocou à disposição para ajudar na promoção de ações que tenham por objetivo, o bem estar e a segurança da população. “Ficamos felizes com a disposição da marinha para organizar e assegurar mais segurança à navegação dos nossos rios. Com certeza, manteremos uma relação amistosa e de parceria”, disse Percival.
Cursos
Na reunião desta quarta, que também foi acompanhada pelos vereadores Fábio Cardozo e Aristóteles Cadidé e pelos secretários de Governo Renato Teixeira e de Finanças Jamílio Adozino de Souza já foram acertadas duas ações de integração entre a prefeitura e a marinha para melhor organização, orientação, controle e qualificação dos fluviários que utilizam o Rio Vermelho e outros afluentes.
A primeira ação é o curso, que será em agosto, voltado aos interessados em obter a habilitação náutica, o Arrais. A outra, que ainda não tem data definida, é o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público – ETSP, para dar suporte nas ações da Defesa Civil do município.
“Estaremos capacitando servidores públicos para atuação em atividades aquáticas, proporcionando a qualificação para efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas aos rios pertencentes ao município”.
Já a prova de Arrais Amador, conforme Nonato, tem o objetivo de habilitar condutores de embarcações de esporte e recreio para navegação em águas interiores como lagos, lagoas, rios, canais e praias. “O objetivo é testar o conhecimento dos candidatos a conduzir embarcações e emitir um documento oficial para aqueles aprovados, de forma a aumentar a segurança de todos e aproveitar a oportunidade para divulgar esta mentalidade de segurança na condução de embarcações”.