O Prefeito José Carlos do Pátio prestigiou a reunião de posse dos cerca de 70 novos diretores de escolas e creches da rede municipal de educação na tarde desta terça-feira (4), no auditório da Prefeitura quando abriu oficialmente o calendário do ano letivo de 2022 e onde apresentou sua mensagem de boas vindas pedindo a colaboração dos mesmos com propostas e sugestões para avançar na proficiência do ensino infantil e fundamental no município.
Ao cumprimentar os profissionais da educação pelo trabalho já realizado que tem elevado o nível e a qualidade do ensino fundamental no município, revelando indicadores que superam os conseguidos em nível de estado e praticamente pareando ao nível do Brasil, o prefeito fez através de uma apresentação (visual), com dados estatísticos oficiais do MEC que apontam um crescimento e um avanço na produtividade da escola municipal local em comparação à rede estadual que ainda está com melhores indicadores, mas atende um público diferenciado.
O gestor foi mais longe e pediu a colaboração de cada diretor de creche e escola para que se engaje no seu projeto pessoal de unificação da educação infantil no município, realizando ainda a busca ativa por crianças de casa em casa, para que, como disse: “não reste nenhuma criança em idade escolar fora da sala de aula”.
O Prefeito sugeriu serem mais agressivos na busca ativa por crianças fora da escola, e pediu aos diretores que apresentem ideias e sugestões para intensificar os avanços na rede municipal, e que sejam até mais agressivos na evolução dos indicadores e dos resultados e produtividades mais significativas.
“Temos que colocar todas as nossas crianças em sala de aula. Não quero nenhuma criança fora da sala de aula”, recomendou o Prefeito.
Ele disse que quer ser parceiro e não vai medir esforços para auxiliar os diretores, quanto a oferecer instrumentos que facilitem a melhoria da educação, através de aulas de reforço, e até ampliar o número de salas de aulas, com a oferta de melhores materiais didáticos. Pátio se dispôs inclusive a aumentar a verba de custeio dos diretores de creches e escolas, para que ele façam frente às despesas emergenciais das unidades e se preocupem mais com a parte pedagógica e não precisem fazer festas ou eventos para arrecadar dinheiro para custear obras na unidade.
Pátio revelou ainda aos diretores que além das 23 novas creches e escolas infantis recém-construídas, já autorizou a licitação para construção de mais 10 novas unidades para este ano, revelando inclusive, que já está desapropriando pelo menos cinco grandes áreas de aproximadamente 20 e 30 mil metros quadrados, para construir escolas, creches e parques, nas regiões do: Residencial Edelmina Querubim; Sítio Farias; Jardim Ipanema; Jd Morumbi; e Jd das Flores, esta última, ao lado da Escola Princesa Izabel e ampliar o número atual de 20 mil crianças para 25 mil matriculadas na rede municipal. “E muitos poderão questionar: mas não tem sala suficiente? Então nós vamos viabilizar, alugando espaços, escolas etc., buscando parcerias para que a gente possa colocar todas as nossas crianças em sala de aula”, garantiu.
Ele revelou ainda que aumentou o número de engenheiros da SEMED de 17 para 30 para ampliar os esforços em projetar e construir novas unidades, bem como reformar e readequar, as que necessitarem. “Estamos desapropriando estas áreas mais amplas para que as nossas crianças tenham escolas e creches amplas, possam correr, se divertir enquanto aprendem e serem mais felizes em espaços mais amplos e adequados”.
A Secretária de Educação, Mara Gleibe, confirmou a posse dos novos diretores, reforçou a importância das parcerias para a construção de políticas públicas mais objetivas, bem como ressaltou a importância da educação infantil e fundamental para as crianças do município, e fez questão de reafirmar o pedido para os pais que ainda não matricularam seus filhos, para que se dirijam até as unidades escolares da rede municipal mais próxima de suas casas e façam a matrícula. “Nós não vamos medir esforços no sentido de agir, e não deixar nenhuma criança fora da sala de aula em Rondonópolis este ano”, disse a secretária.
Fonte: Ailton Lima – Gcom