23.9 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Prefeito participa na UFMT da abertura do Workshop sobre Máquinas Agrícolas

“Estamos posicionados no centro do cerrado brasileiro, que hoje está bombando economicamente. Temos de ser a capital do cerrado. Temos de assumir o nosso papel de cidade pólo, ampliar a nossa cadeia econômica, gerar mão de obra qualificada, transferir conhecimentos e prestar serviços para toda região. Assim geraremos mais oportunidades, renda e empregos para nossa gente”. A afirmação foi feita pelo prefeito Percival Muniz, na manhã desta terça-feira (4), durante a abertura do 1º Workshop Máquinas Agrícolas, promovido pelo curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

De acordo com o prefeito, a universidade tem muito a contribuir com o município nesse processo de transformar a cidade num grande pólo de conhecimento e prestador de serviços para o cerrado brasileiro, pois é a grande fonte de conhecimento.

“Vamos buscar cada vez mais fazer parcerias com a universidade, que tem muitos quadros qualificados. Nós precisamos da excelência em conhecimento que a UFMT dispõe para aplicar nas diversas áreas, para fornecer qualificação, pesquisas que nos ajudarão a enfrentar os desafios e a transformar o nosso bem econômico e um bem social, que resultarão em melhores condições de trabalho e vida para toda nossa gente", ressaltou Percival.

Muniz destacou, ainda, a posição privilegiada de Rondonópolis e que é necessário ter visão de futuro para aproveitar o bom momento econômico da região. “Estamos num ponto estratégico, no centro da região onde a economia brasileira cresce. Uma região que tem uma grande demanda de tecnologia e conhecimento, para continuar produzindo, de forma sustentável, alimentos para o mundo”, disse Prefeito,

Nesse ponto, ele acrescentou, que a universidade, o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental tem um papel importante a desempenhar nesse processo, que está contribuindo com pesquisas e na qualificação da população, para dominar as tecnologias disponíveis que possibilitam aliar a preservação e o uso sustentável das riquezas da biodiversidade, para continuar produzindo os alimentos que o mundo necessita.

“Vamos buscar sempre estar juntos da universidade, que está no caminho certo, buscando se aproximar da comunidade e a debater temas que contribuirão com o desenvolvimento da região”, destacou o prefeito.

De acordo com Percival, a prefeitura estará sempre estimulando e apoiando iniciativas como esta do 1º Workshop de Máquinas Agrícolas, “o momento exige visão de futuro e o caminho de Rondonópolis para se ter um desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e mais qualidade de vida para toda a população, passa pela transformação do município num grande pólo prestador de serviços, de transferência de conhecimento e de mão de obra qualificada”, concluiu.

O workshop

Aberto ao público, o workshop tem duração dois dias, acontece nesta terça-feira e quarta-feira (4 e 5), no campus da UFMT, em Rondonópolis. Nestes dois dias de palestras o público presente terá palestras como controle de plantas daninhas utilizando descarga elétrica, os desafios da manutenção das máquinas agrícolas, tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas e outros assuntos relacionados ao tema.
Fonte:Portal da Pref. Municipal

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO