Prefeito lança acampamento e anuncia fim do rodízio de água na região

O lançamento do segundo acampamento da Prefeitura Municipal de Rondonópolis aconteceu na noite desta quarta-feira (21) junto com a reunião de presidentes de bairros da Região Salmen, moradores e profissionais do município ligados aos serviços que serão prestados à comunidade nos próximos dias. A abertura foi feita pelo Prefeito Percival Muniz que determinou a dinâmica dos serviços nas próximas edições. Ele solicitou que sejam levantadas as demandas a serem ofertadas pelas Secretarias na segunda e terça-feira antes do lançamento do acampamento onde devem ser colocados os serviços a serem executados, assim como o período. Na oportunidade, anunciou que acabou o problema de água da região. Hoje será inaugurado um poço para abastecer os bairros.
A proposta de Percival é que a comunidade seja motivada a participar das ações e com isso entrem no clima dos serviços limpando e organizando a casa e o quintal e procurando os serviços de Habitação, Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros. Na oportunidade, ele informou a comunidade que a arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) arrecadado será aplicado na melhoria dos bairros da região. Neste ano, o lançamento do imposto foi de R$ 2,7 milhões, porém a arrecadação ficou em R$ 950 mil. “Vamos aplicar aqui o que foi pago pela população local e ainda traremos mais recursos porque a região é muito deficitária”, afirmou.
O prefeito anunciou o que ele considera um marco histórico que é a inauguração do poço que irá abastecer toda a Região colocando fim ao rodízio de água que castiga a cidade há anos. “Considero esta a maior conquista da Região, porque a população é sacrificada com a poeira e com o calor e sem água fica difícil”. Com a ativação do poço que fornecerá 140 mil litros de água a mais por hora. Também anunciou a construção de mais dois poços nas regiões altas da cidade que contarão com grandes reservatórios, sendo um no antigo aeroporto e outro nos fundos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Com isso acabaremos com o problema dos rodízios e da falta de água na cidade e teremos uma sobra de 500 mil litros por segundo que dará para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes”.
A lista de benefícios para a região também passa pela ampliação da rede de esgoto, término da construção do coletor e ligação com a nova estação de tratamento de esgoto. A construção de uma nova estação de tratamento de água. “Com isso acabaremos com o problema da água e passaremos de 70% de cobertura de rede de esgoto para 85%”, declarou. Quanto à pavimentação asfáltica, vários bairros da região serão contemplados no PAC II (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal.
A região deverá receber ainda neste ano mais 620 vagas para Educação Infantil, com a conclusão dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) dos bairros Trancredo Neves, Ana Carla e Paineiras, sendo que as duas primeiras deverão começar a funcionar já no segundo semestre deste ano. No caso, do CMEI Tancredo Neves, a secretária de Educação do Município, Ana Carla Muniz ressaltou que as matrículas começam a ser feitas já na próxima semana. Várias escolas da região serão ampliadas para atender mais alunos.
Na saúde, o destaque fica para a implantação de um Pronto Atendimento com no terceiro turno, como ocorre hoje no bairro Cidade de Deus. A proposta é que as pessoas doentes sejam atendidas de dia nas unidades de Programa de Saúde na Família (PSF) e à noite no Pronto Atendimento, para não precisarem se deslocar para o P.A. do bairro Santa Marta. Outra unidade com atendimento noturno deverá ser implantada na região da Vila Operária. A região Salmen também receberá PSFs nos bairros Jardim Morumbi, Vila Rica, Pedra 90 e Belo Horizonte.
Os bairros da região estão recebendo serviços da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) desde a segunda-feira e o trabalho deverá se estender pelos próximos 30 dias. Na planilha de trabalho estão tapa-buracos, patrolamento e cascalhamento, limpeza de bocas de lobo, recuperação de meio-fio, troca de lâmpadas, reatores e relês, controle de erosão, problema de água servida e retirada de lixo e entulhos. Estão previstos 350 carregamentos de lixos e entulhos da região. “Pedimos a todas as pessoas que limpem seus quintais e coloquem os lixos e entulhos para fora para podermos recolher”, pediu o presidente da Coder, Eduardo Duarte. Neste quesito, o prefeito solicitou que seja premiada a casa mais organizada da região. Incumbência dada ao Gabinete de Comunicação Social.
Também foram detalhados os serviços da Secretaria de Promoção e Ação Social e de Habitação. Todos os setores considerados de ponta, que prestam atendimento direto à população estarão ofertando os serviços nos próximos dias na região. Poderão ser feitos no local, cadastro único, bolsa família, cartão do SUS, cadastramento de alunos, consulta de IPTU, vacina, visita de agentes de endemia e de saúde da família entre outros.