EDUCAÇÃO

Alunos da UFMT em Cuiabá pesquisam modelo de Rondonópolis

Saber como a cidade de Rondonópolis está estruturada e quais são as políticas públicas nas áreas de transporte, distritos industriais e relação do meio urbano com o campo. Esta é a meta dos alunos do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT em Cuiabá que se reuniram com a equipe do Gabinete de Desenvolvimento Econômico do Município para conhecer o modelo de gestão adotado pela administração local.

A gestora Stefânia Pasqualotto abriu a apresentação da série de serviços voltados para o fomento e o incentivo dos setores produtores. Ela destacou o projeto do prefeito Percival Muniz de trabalhar em parceria com empresários tradicionais da cidade e novos investidores para incrementar a economia local, gerar riquezas e divisas para a cidade pólo da região Sul do Estado e criar oportunidades para todos.

Ângela de Souza – gerente do Departamento de Ciência, Tecnologia, Capacitação e Inovação– fez a apresentação da estrutura da Pasta que engloba as promotorias de Novos Investimentos e Agricultura Familiar, além dos diversos departamentos responsáveis pelas políticas públicas do segmento. Na conversa com os acadêmicos interessados no mercado local, Ângela de Souza apontou a importância do Centro de Atendimento Empresarial – CAE.

Os demais departamentos – acrescentou a gerente – disponibilizam serviços fundamentais para a população, inclusive às pessoas que desejam investir num negócio próprio ou se qualificarem para ingressar no mercado de trabalho, como pesquisa e coleta de dados, suporte técnico e cursos profissionalizantes. A apresentação mostrou também que Rondonópolis vem ganhando personalidade e tradição na área de Turismo, como a criação do prato típico da cidade.

A visita dos universitários da capital ao Palácio da Cidadania, distritos industriais e terminal ferroviário, no dia 30 do mês passado, faz parte de um trabalho de campo coordenado pela professora de Geografia Urbana, Sonia Regina Romancini.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo