23.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Prefeito empossa integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial

O prefeito José Carlos do Pátio empossou nesta quarta-feira (2) na Prefeitura os integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial. A iniciativa visa a fiscalização, normatização e acompanhamento das políticas públicas de igualdade racial no município.

Segundo o prefeito, o Conselho tem na atual administração a abertura para apontar os avanços e as deficiências nas políticas públicas que visem a igualdade racial no município. “Quero que este Conselho mostre os avanços em todas as áreas da administração, bem como aponte aonde ainda devemos avançar, que debatam”, disse e complementou afirmando o interesse de que as políticas propostas se desenvolvam na prática.

Ainda, de acordo com Pátio, será realizado um estudo para a inclusão no currículo escolar da rede municipal de ensino o estudo de história da África, além da ampliação da utilização da capoeira na rede. O prefeito propôs que os movimentos que fazem parte do Conselho, com o devido apoio do município, preparem um grande ato no dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

Para o presidente do Conselho, Francisco Dias, a posse dos integrantes e instituição formal do Conselho é uma vitória que se concretiza após uma luta que vem desde 2006. “Com a criação do projeto de lei pelo vereador Adonias Fernandes e posterior sanção do prefeito estamos concretizando o início de uma luta que está somente no começo com o objetivo de defender os povos discriminados”, afirmou.

O Conselho Municipal da Igualdade Racial está vinculado à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, e segundo a chefe da Pasta, Márcia Rotili, tem um grande desafio, não só de fiscalizar, mas de propor políticas públicas para promover a igualdade racial no município.

Fazem parte do Conselho representantes de religiões de raízes africanas, do Movimento Negro, da Unegro, da Associação das Travestis e Transexuais de Rondonópolis e das secretarias municipais de Saúde, Educação, Habitação, Governo e Assistência Social.

A presidente da Unegro, Luzia Aparecida do Nascimento, destacou quanto a desigualdade é velada em Rondonópolis e que a exclusão do negro é evidente e ressaltou que o Conselho vem para lutar por políticas de igualdade tanto para o negro, como para o índio, como pelo movimento LGBT, enfim, por todos que são discriminados e excluídos.

O vereador Adonias Fernandes (PMDB), autor da lei que criou o Conselho Municipal da Igualdade Racial participou da posse, assim como o secretário municipal de Planejamento, Ronivalter de Souza. Também esteve presente um dos criadores do Movimento Negro de Rondonópolis, o professor pós-doutor em História, Flávio Nascimento.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO