Estado abre oficialmente a Campanha de Vacinação contra a gripe para idosos

O secretário de Estado de Saúde (SES), Augustinho Moro, abriu oficialmente nesta quarta-feira (22.04), a Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe para a pessoa idosa com 60 anos ou mais. O lançamento ocorreu no Centro de Eventos, do município de Nossa Senhora do Livramento.
Durante a solenidade de abertura, o secretário Augustinho falou da importância da vacinação contra a gripe para os idosos, além, também, de destacar o total envolvimento do Estado, por meio dos 141 municípios no engajamento e empenho de todos para que Mato Grosso alcance mais esta etapa de imunização, a exemplo de anos anteriores, onde a cobertura foi de 97.65%, o que corresponde a 160.421 idosos vacinados.
“Vale ressaltar que o sucesso que vem sendo alcançado nas campanhas anteriores é graças ao empenho de toda equipe de saúde. Quero aqui, mais uma vez, conclamar de Mato Grosso, em particular neste dia, a população de Livramento a chamar os amigos e familiares a estarem procurando a unidade mais próxima para se vacinar, visto que, o município de Nossa Senhora do Livramento tem uma meta de cerca de dois mil idosos a serem vacinados”, declarou Augustinho Moro.
O prefeito de Livramento, Zenildo Pacheco Sampaio, disse que um importante obstáculo a ser vencido é em relação ao preconceito que ainda predomina. Zenildo esclareceu aos presentes que a vacina é fundamental para a promoção e prevenção. A vacina contra gripe diminui o risco de doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte.
Os primeiros idosos a serem vacinados em Mato Grosso foram os Livramentenses, Antônio Mulato, de 103 anos, e a Dona Marciana Teodora de Almeida, de 105 anos, que são exemplares na demonstração do compromisso que eles têm com a saúde buscando mais qualidade de vida com a proteção da vacina.
Além deles, Dona Luaci Antônia da Silva, de 60 anos, também demonstrou preocupação em manter sua carteira vacinal em dia. É a primeira vez que ela tomou a vacina. Conforme declarações, Luaci disse ter certeza que a dose só lhe fará bem, pois todas as pessoas que ela conhece disseram que a vacina é fundamental para a saúde da pessoa idosa. “Vou seguir o exemplo dos meus amigos centenários, quem sabe vou conseguir viver até a idade deles ou mais, comentou sorrindo.
Celina Maria Ferreira, 65 anos, tomou a vacina pela quinta vez e declarou que ficou livre da gripe e ainda chama a atenção dos colegas para este importante ato de prevenção. “Para mim, a vacina me protege. Não sei mais o que é pegar uma gripe. Espero que os meus amigos da melhor idade venham se vacinar como eu que estou renovando minha proteção”, disse ela.
A meta para Mato Grosso é de vacinar 225.031 idosos com 60 anos ou mais. O Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de 80%. Serão montados 1.600 postos de vacinação, serão utilizados 305 veículos, estarão trabalhando 4.700 pessoas, além de estarem abertos postos de vacinação nos 141 municípios do Estado. O Ministério da Saúde encaminhou 280 mil doses da vacina para a Campanha Estadual. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 5 de maio de 2009.
A campanha acontece em todo o País. O Ministério da Saúde programou para o dia 25 de abril (sábado) o Dia D da Campanha de Vacinação. Mato Grosso, neste dia, estará mobilizado para vacinar sua população idosa. Todos devem se dirigir aos postos de vacinação mais próximos da sua residência.
VACINA – A vacina contra gripe diminui o risco de doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe, quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado, bem como raramente provoca reações, sendo que algumas pessoas podem apresentar reações locais e que desaparecem entre 24 e 48 horas. A vacina é gratuita e se encontra nos postos de saúde da Rede SUS de todo o país.
ATENÇÃO – A atenção do Ministério da Saúde sobre a vacina é para aquelas pessoas que tenham alergia a ovo ou a proteína de galinha, que antes de tomar a vacina procurem a orientação médica.
Assessoria SES