O feriado de Corpus Christi deve ser amplamente comemorado pela comunidade católica de Rondonópolis que decora tradicionalmente as ruas da cidade e realiza procissões na data para ‘celebrar o mistério da eucaristia’. Para assegurar a liberdade de manifestação religiosa e oferecer condições às famílias de festejarem a data com um fim de semana prolongado, o prefeito Percival Muniz decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais.
Com o ponto facultativo definido pelo decreto 7.587, de 21 de maio de 2015, as repartições públicas encerram o expediente às 18 horas desta quarta-feira (3) e só retomam a normalidade na segunda (8). O prefeito lembra que o feriado municipal consagrado a Corpus Christi é instituído pela lei 858, de 14 de junho de 1982. Este feriado é facultativo em todo Brasil e marcado pelas festividades católicas que comemoram a data.
No decreto Percival Muniz assegura também a manutenção de todos os serviços considerados essenciais. Ele orienta a equipe de secretários e diretores de autarquias a assegurarem atendimento à população nas áreas de abastecimento de água e saneamento, urgência e emergência médica, fiscalização de trânsito, serviços de limpeza e manutenção de vias públicas e defesa civil em casos de desequilíbrio climático. Confira quais os serviços são ofertados à população durante o feriado e o fim de semana:
Saúde – A Secretaria de Saúde mantém o serviço médico de urgência e emergência no Pronto Atendimento do Hospital Municipal – PA Adulto e Infantil – e nas unidades do terceiro turno, junto ao PSF Cidade de Deus, Vila Operária e Vila Olinda. O plantão nos PAs é de 24 horas por dia e o terceiro turno das 18 horas à meia-noite. É mantido também o funcionamento do Laboratório Central para atender a demanda vinda do Pronto Atendimento – PA. O Centro de Nefrologia atende a agenda definida anteriormente e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 mantém o plantão normal.
Sanear – O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear vai manter equipes operacionais de plantão para fazer a manutenção necessária. Duas equipes ficam responsáveis pela manutenção na rede de abastecimento de água. Foi escalada também uma equipe operacional que fica de plantão para atender os casos de manutenção da rede de esgoto. Outros dois grupos de trabalhadores ficam de sobreaviso e podem ser acionados a qualquer momento para reforçar tanto o serviço na rede de abastecimento de água quanto de esgoto. A coleta de lixo é suspensa no feriado da quinta-feira (4). O atendimento pelo 0800.647.2442 acontece das 7 às 17 horas nesta data e funciona normalmente no fim de semana. Para retirada de segunda via ou consulta de histórico de consumo, os moradores podem acessar o site do Sanear: www.sanearmt.com.br.
Setrat – A Secretaria de Transporte e Trânsito do Município – Setrat vai manter uma equipe de trabalhadores de plantão para fazer a manutenção de semáforos no fim de semana prolongado. Equipes de Agentes de Fiscalização de Trânsito vão permanecer de plantão no feriado também para fazer o controle do fluxo de veículos e pedestres nas vias mais movimentadas da cidade.
Coder – A direção da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder decidiu decretar ponto facultativo na sexta-feira e no sábado (dias 5 e 6). O que garante uma folga maior para os trabalhadores das áreas administrativa e operacional da empresa de economia mista. A iniciativa não compromete os serviços públicos essenciais que são ofertados à população. Equipes vão permanecer de plantão sexta, sábado e domingo para garantir a limpeza da cidade. A Comissão de Licitação fica de plantão na sexta-feira. Todos os trabalhadores folgam no feriado de Corpus Christi.
Defesa Civil – A Coordenação de Defesa Civil de Rondonópolis mantém plantão de 24 horas diárias no fim de semana prolongado em função do feriado de Corpus Christi. O atendimento das solicitações – em casos de alagamento e outros problemas climáticos – ficam sob a responsabilidade do Coordenador Erimar Bezerra (66) 9655.8484 e do assessor Antônio Gomes Chaves (66) 9687.3489. A comunidade deve acionar também o número do Corpo de Bombeiros -193.