Prefeito anuncia investimentos em saúde e educação em reunião nos bairros
O Posto de Pronto Atendimento do Hospital Municipal (PA) vai receber obras de ampliação e reforma, instalação de sistema de ar-condicionado e a contratação de um médico ortopedista. Estão previstos também mutirões para realização de exames de complexidade e cirurgias de cataratas. A rede de ensino do município vai ganhar seis novas Unidades de Educação Infantil (Umeis), uniforme completo para os alunos e a ampliação das salas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), além do cursinho pré-vestibular e da garantia do passe-livre.
O setor de infraestrutura também recebe investimentos no projeto de levar desenvolvimento para todos. O anúncio dos novos investimentos que vão beneficiar toda população de Rondonópolis foi feito pelo prefeito José Carlos do Pátio, durante reuniões com os moradores da Vila Mamede e da Vila Olinda, na noite da segunda-feira (20).
No encontro com a comunidade da Vila Mamede, Pátio anunciou também a solução dos problemas na área de trânsito, com a obra de duplicação da rodovia BR-163/364, no trecho entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o córrego do Lourencinho. Os moradores vão ser beneficiados com ciclovia e passarela para travessia da pista que divide o bairro da região central e outros setores do mercado de trabalho. Pátio garante que já depositou quase todo o valor da contrapartida necessária para o início da obra. O prefeito projeta ainda a ampliação da construção da avenida Beira Rio, para atender a comunidade do Jardim Ipanema.
Pátio contou que já autorizou a licitação necessária para comprar uniforme completo para os alunos da rede municipal de ensino. Cada criança vai receber duas camisetas, um short jeans, um par de tênis e uma mochila. As crianças atendidas pelas creches da Cáritas Diocesana, presidida pelo padre Lothar Bauchrowitz, já foram contempladas com o aumento da verba de subvenção da entidade. As demais integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) receberam 50% de aumento da subvenção.
Depois de passar parte da noite do último sábado (18) dentro do PA, para conhecer de perto o sistema de funcionamento e o grau de sofrimento das pessoas que dependem da saúde pública, Pátio decidiu fazer a obra de ampliação e reforma da unidade, instalar ar-condicionado no quarto com leitos de repouso e contratar um médico ortopedista para atender a demanda do PA.
Outra iniciativa anunciada é a de realizar um mutirão para fazer exames de complexidades, a partir da inauguração do Centro de Imagens que vai oferecer os exames de endoscopia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia e radiografia (raio-x). Cerca de 20 mil pessoas permanecem na fila, a espera desses exames. A prefeitura vai realizar também um mutirão para realização de cirurgias de cataratas. A iniciativa vai atender cerca de 1,5 mil pessoas que estão na fila de espera.
A saúde pública vai ser beneficiada também com a canalização dos córregos do Patrimônio e do Bambu, além das obras do Sistema Condominial de Esgoto que avança em toda cidade. A expectativa do prefeito é fazer 90% da obra até o final do ano.
Na Vila Olinda
Na reunião com a comunidade da Vila Olinda, José Carlos do Pátio contou que os técnicos do BNDES vistoriaram as obras e depois de avaliar a organização dos trabalhos conduzidos pela diretora geral do Sanear, Terezinha Silva Souza, autorizaram a liberação de R$ 60 milhões para a continuidade das obras de esgoto. A exigência feita foi para que as empresas responsáveis acompanhem o ritmo da administração e acelerem os serviços.
A comunidade reivindicou a construção de uma Umei no bairro, para atender as mães trabalhadoras que não têm com quem deixar os filhos pequenos. Pátio contou que já trabalha no projeto de seis novas unidades. Quatro delas estão em fase de construção e outras duas em processo de licitação. Diante disso, o prefeito pediu que a comunidade espere a conclusão dessas obras. “A construção de uma creche (Umei) na Vila Olinda é uma questão de honra para mim que tenho carinho especial com as crianças e sei da importância dela para as mães que precisam trabalhar. Mas, eu peço a vocês (moradores) que esperem nós terminarmos as obras das creches que já começamos a construir. Depois disso, a prioridade é a creche da Vila Olinda/Pedra 90” , garantiu.
Em contrapartida, o prefeito pediu aos homens e mulheres da comunidade que abandonaram a sala de aula, que voltem para a escola e invistam na formação necessária para garantir espaço no mercado de trabalho. Ele disse que já abriu várias novas salas do EJA nas diversas regiões da cidade, para facilitar a vida de quem deseja voltar para a escola e melhorar a qualidade de vida.
A comunidade da região da Vila Olinda vai ser contemplada também com a obra do Parque Municipal do Escondidinho que conta com recursos federais conquistados por emendas parlamentares para investimento no turismo da cidade. As reuniões na Vila Mamede e Vila Olinda contaram com a participação do deputado federal Carlos Bezerra, a ex-deputada Teté Bezerra, o ex-governador Rogério Salles, a vice-prefeita Marília Salles, os vereadores Adonias Fernandes, Lourisvaldo Manoel de Oliveira ( Fulô), e Cido Silva, o presidente da Coder, Darci Lovato, e secretária Susan Meire Moretti Binha (Esporte, Cultura e Lazer), além de lideranças comunitárias e moradores em geral.
Ascom