GERAL

Educação, Ética e Política abrem os trabalhos do Congresso Ibero-americano da Unesc

“Nenhuma relação humana, nem a educação, e nem a política, pode ser neutra. Quando estamos educando e governando tomamos partido, nos situamos em alguma parte, algum campo, e é a ética que permite discernirmos em que lado estamos, a que grupo pertencemos”. Foi com este conceito que o professor doutor José García Molina, da Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha, iniciou os trabalhos do Congresso Ibero-americano da Unesc na noite desta terça-feira (22/5). Com o tema “O nó górdio entre ética, política e educação”, Molina defendeu o ensino por meio da paixão, e da construção de cidadãos prontos para a reflexão.

Quando questionado sobre o “Programa Escola sem Partido”, debatido fortemente no Brasil, o palestrante afirma: não é possível. “Promover uma docência cética, neutra, já é uma ideologia de pensamento único, ou melhor, de não pensamento. Não considero que a escola apenas ensine, a educação sempre tem outras arestas, atravessadas por valores, ideias e desejos. É impossível educar sem desejar nada”, comentou.

Para que isso caminhe de forma efetiva, é necessário fortalecer a ética. “Não acho adequado que os professores digam aos estudantes que “as coisas têm que ser assim”, isso é perigoso, pois pode ser uma doutrinação. Mas quando se tenta explicar como as coisas funcionam, permitindo que os estudantes comparem, pensem e escolham, aí sim, é educação. Então eu distinguiria doutrinação, em que você diz o que eles têm que pensar, da reflexão, que fortalece o debate, que faz parte da nossa educação mais essencial”, ressalta.

O Congresso

O Congresso Ibero-Americano da Unesc e Ciências Humanas da Unesc é considerado maior evento das áreas de Ciências Humanas da região sul de Santa Catarina. O encontro reunirá mais de mil congressistas de diversos países e de 23 Estados brasileiros, abordando a temática “Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América". Palestras, debates, apresentações de trabalho, minicursos, eventos culturais e lançamentos de livros compõem a programação do encontro.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Unesc tem a missão de contribuir para a formação de professores, com a discussão sobre ciência e produção de conhecimento sobretudo na área da Educação, que é o foco do encontro. “Estou certa que as discussões serão promissoras na busca de soluções para problemas tão antigos que permeiam a educação brasileira, promovendo redes construídas com outros países. A ciência no Brasil sofreu cortes orçamentários muito significativos nos últimos anos, e isso se repercute fortemente desde o ensino básico até o ensino superior”, afirmou.

Saiba mais

Além de problematizar o tema em pauta, o encontro promove a socialização de experiências docentes, tanto da sala de aula, quanto da pesquisa acadêmica, trabalhos cujos resultados estão relacionados à Educação Básica, usos e produção de materiais didáticos, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais e até mesmo municipais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo