Secretária de Saúde vai à Vila Cardoso e ressalta evolução no atendimento

Cumprindo uma agenda semanal de se reunir com as equipes que atuam em bairros e com a própria população, a secretária Marildes Ferreira participou de uma reunião, na noite da última terça-feira (27), na Vila Cardoso, para debater a saúde pública prestada na região. A comunidade do bairro foi uma das três contempladas no fim de 2013 com a inauguração de uma nova unidade Estratégica da Saúde da Família – ESF, junto ao Parque das Rosas e Cidade de Deus.
Ferreira comentou a evolução dos serviços após a inauguração do novo espaço e confirmou que nas próximas semanas um novo médico deve ser contratado para atender na unidade, já que o clínico geral que atuava na Vila Cardoso, como trabalhava também no Samu e no PA, teve de fazer opção pelo local de atendimento. De acordo com ela, aos poucos a prefeitura com muito esforço está sanando as dificuldades no atendimento médico na saúde básica.
Durante a reunião, a equipe de enfermagem apresentou os trabalhos que são feitos na unidade, bem como ações voltadas especificamente à saúde do homem e da mulher, trabalhos com gestantes e puericultura, além de uma rotina de acompanhamento com grupos de idosos.
“É notável a melhora que vimos no atendimento desta região, com apenas alguns meses da nova unidade inaugurada. Na saúde do homem, as enfermeiras fazem um plantão diferenciado das 17 às 20 horas, para que aquele que trabalha também seja acompanhado. As mulheres periodicamente são atendidas em escalas de fins de semana. É fundamental que cresçamos esta rede, com ações como esta e como a que estamos fazendo no Cidade de Deus, com o terceiro turno”, enfatizou Marildes.
Antes de construir a nova unidade, o prédio antigo que existia no mesmo local pegou fogo em 2013, o que causou uma comoção na comunidade e fez ainda com que o investimento feito pelo Município no bairro fosse ainda mais valorizado pela população.
“Este povo se uniu e cuida deste ESF com um amor enorme. É fundamental que o cidadão entenda as unidades dos bairros como sua e como a porta de entrada para todos os atendimentos que ele precisar”, ratificou. A reunião na Vila Cardoso ainda contou com a presença de lideranças comunitárias da região e dos vereadores Olímpio Alvis, Reginaldo Santos e Cido Silva.