ECONOMIA

Prefeitura lança olhar cuidadoso sobre Casa do Adolescente com termo de fomento em prol da entidade

Várias entidades se entrelaçaram para, por meio de uma ação conjunta, oferecerem seu apoio à Associação Casa do Adolescente Sagrada Família (Casf), instituição filantrópica que atende, atualmente, 87 crianças e adolescentes na faixa etária de sete a 15 anos e que oferece aulas de inglês, espanhol, música, dança, caratê, capoeira e apoio pedagógico no contraturno escolar de estudantes da Rede Pública de Ensino de Rondonópolis. O resultado dessa união de forças é o termo de fomento assinado pelo prefeito José Carlos do Pátio, nesta semana na Casf, no valor de R$100 mil.

Tudo começou com uma ideia que surgiu no Rotary Cerrado e ganhou força por intermédio do vereador Adonias Fernandes, como lembra o ex-presidente do Rotary Cerrado, Renato Ricardi: “O Rotary Cerrado defende a bandeira de educação e, este ano, pensamos no suporte que a Casa do Adolescente precisa. Solicitamos, então, o apoio do vereador Adonias, que viabilizou o encontro e o prefeito prontamente recebeu representantes dos vários clubes Rotary de Rondonópolis. Durante a conversa, ele aceitou nossa sugestão para que a Casa do Adolescente recebesse uma atenção da Prefeitura”.

O vereador Adonias, que também é rotariano, recorda-se da iniciativa, que veio de Brigida Fisher, ex-governadora do Distrito 4440, do qual Rondonópolis faz parte. “Eu não poderia deixar de registrar que a nossa ex-governadora, a dona Brígida, que me pediu que eu marcasse uma reunião com o prefeito. Assim, nós agendamos o encontro e o prefeito nos recebeu juntamente com o presidente do Rotary Cerrado, o Renato, e, ainda, a Casa da Criança e do Adolescente. A partir dessa conversa ficou decidido esse apoio da Prefeitura”, comentou o edil, citando o, agora, ex-presidente do Rotary Cerrado.

Funcionando hoje na Vila Aurora, em um local cedido pela Diocese de Rondonópolis, a Casf já tem nova sede em construção e é nessa obra que o aporte financeiro recebido da Prefeitura será investido. “Esse dinheiro vem em um momento oportuno para que possamos dar continuidade à obra que nós estamos iniciando da nossa sede própria. Ele será aplicado na parte sanitária que está faltando. Nós temos a primeira etapa construída que são as salas. Então, estão faltando os sanitários, cozinha e refeitório. E esperamos já no início do próximo ano estarmos mudando para lá onde poderemos ampliar a quantidade de atendimentos ofertados. Agora, temos 87 crianças e adolescentes. Com o novo espaço, que terá um tamanho três vezes maior do que o ocupado atualmente, pretendemos receber entre 300 e 350 alunos”, compartilhou Wagner Bolonhesi, presidente da Casf, que terá sua sede no Parque Sagrada Família.

José Carlos do Pátio fez questão de ressaltar a preocupação da atual Administração em amparar e defender as organizações que prestam serviço à sociedade com viés humanitário e voltadas para os menos favorecidos sem quaisquer fins lucrativos. “O que nós estamos fazendo é muito pouco diante do que o terceiro setor faz por Rondonópolis. Todas as entidades que atuam nesse segmento são de fundamental importância para o serviço público. O trabalho que a Casa do Adolescente Sagrada Família desenvolve para os nossos adolescentes e crianças é de suma importância. Inclusive, uma tese que o Município defende é a relevância de proporcionar o contraturno aos estudantes para que eles tenham uma atividade extraclasse e estejam ocupados durante todo o dia”, observou o prefeito e arrematou: “Nossa Gestão não vai medir esforços para apoiar essas instituições. E desejamos intensificar ainda mais esse apoio a elas”.

Também participaram da reunião os secretários de Promoção e Assistência Social, Iriana Cardoso, e de Finanças, Rodrigo Silveira Lopes, o chefe do Escritório de Representação do Município em Brasília, Paulo José Correia, e a Coordenadora da Casf, Rosangela Ramos Duarte. 

Fonte: Da assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo