O transporte coletivo de qualidade sempre foi um sonho da população de Rondonópolis e de qualquer cidade média do país. Com um sistema confortável e integrado com certeza os problemas do trânsito ficariam praticamente resolvidos, pois todas as classes, incluindo até mesmo a classe média, não veriam problemas em ir ao trabalho de ônibus e somente usaria o carro em uma situação de extrema necessidade, deixando as ruas mais livres e dando uma verdadeira fluidez ao nosso trânsito, sem contar os problemas de estacionamento que estariam resolvidos.
No entanto, na Europa, onde o transporte coletivo funciona da forma citada acima é comum vermos o empresário e o operário dividindo o mesmo vagão no metrô, e isso ocorre não pelo fato de que o empresário é altruísta e resolveu andar de metrô e sim pelo fato do que o transporte é rápido, pontual e de qualidade, praticamente à beira da perfeição em todos os sentidos.
Está certo que essa realidade em uma cidade como a nossa é utópica, mas que podemos viver uma nova realidade isso não resta dúvida.
O primeiro passo para isso está sendo dado com o processo de reformulação do transporte coletivo e a licitação para a contratação de uma nova empresa para levar à frente o serviço.
O problema é que para isso ocorrer ainda há muitos e muitos entraves e percalços pela frente, pois é um processo burocrático, complicado, caro e moroso e o pior, não há garantias de sucesso. Não podemos prever quando vai terminar e como vai ficar, após um novo contrato para o setor do transporte coletivo.
O motivo é que as empresas de transportes coletivos do país alegam que vivem uma crise financeira sem precedentes e com o aumento quase que constante do combustível fica praticamente impossível realizar melhorias e implantar uma nova filosofia de trabalho, visando conforto, pontualidade e principalmente o bom atendimento ao usuário.
No entanto é preciso a união de todos para que esse projeto, ao menos, melhore a qualidade do nosso transporte, traga a quem usa o ônibus circular ao menos a garantia de conforto e pontualidade.
Não estamos pedindo um transporte em padrões europeus e sim que ao menos dê o mínimo de condições para que usuário ao menos sinta-se satisfeito. Talvez conseguindo o usuário satisfeito, aumente o número de pessoas usando o transporte e o nosso trânsito passe ao menos a viver um período de melhora em todos os aspectos, é uma corrida contra o tempo, mas não custa nada para nós em acreditar.
Portanto é aguardar para ver esse sonho ao menos chegar perto de virar uma realidade para cidade, quem não sonha com um transporte, rápido, integrado, pontual e eficiente?