Algumas medidas impopulares da atual gestão Municipal, como a instalação de radares no trânsito urbano de Rondonópolis, a implantação do estacionamento pago no centro da cidade e o aumento do IPTU, denotam ter respingado diretamente na definição dos 21 membros da Câmara de Vereadores para os próximos quatro anos.
Mesmo tendo sido ações do Executivo, a revolta da população atingiu em cheio alguns parlamentares e o resultado foi uma renovação de mais da metade das cadeiras, nas eleições 2016. Nomes consagrados da política local como os veteranos Fulô (PMDB), Olímpio Alvis (PSD), Reginaldo Santos (PPS), Milton Mutum (PSD) e Cido Silva (PP) não conseguiram se reeleger, assim como Dico (PROS) e Mauro Campos (PT).
Outros nomes bem cotados como os do ex-vereador e ex-prefeito, Ananias Filho (PR), que buscava seu retorno a um cargo público eletivo, e o advogado Carlos Naves (PSD), romperam a barreira dos mil votos, mas ficaram no “quase” e ficarão na suplência.
Novatos
Por outro lado, novos nomes surgiram como destaque para o novo cenário político local, alguns de maneira até surpreendente para os analistas de plantão. Os escolhidos agora terão a tarefa de legislar pela cidade nos próximos anos.
São eles: o professor Sidnei Fernandes (PDT), que foi secretário de esportes da atual gestão de Percival; Bilu do Depósito de Areia e Roni Cardoso, ambos do PRTB; professor Silvio Negri (PCdoB); Beto do Amendoim e João Mototáxi, do PSL, além do subtenente Guinâncio (PSDB).
O Solidariedade, do vencedor da luta pela Prefeitura, Zé Carlos do Pátio, conseguiu eleger o radialista Orestes Miraglia, Vilmar Pimentel, Juary Miranda e Batista, que ficou entre os três mais votados.
Conseguiram retornar
Os outros que conseguiram driblar a rejeição que o Executivo lhes imputou e alcançaram êxito foram os jovens Thiago Silva (PMDB) e Roni Magnani (PP) – estes dois com potencial de crescimento em relação as suas primeiras vitórias, em 2012, denotando aprovação de seus mandatos, assim como Thiago Muniz (PPS), Fábio Cardozo (PPS), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Cláudio da Farmácia (PMDB), Hélio Pichioni (PSD), Adonias Fernandes (PMDB), Jaílton do Pesque e Pague (PSDB) e Elton Mazzett (PSC).
No site – https://www.eleicoes2016.com.br/candidatos-vereador-rondonopolis-mt/ é possível conferir a disposição de todos os eleitos em ordem, com a informação da quantidade de votos atingida e legenda.
noticias mt