População de MT pode ter terapia natural

Em todo o estado existem cerca de 100 mil pessoas se tratando por meio de terapias naturais ou energéticas e um mercado de aproximadamente seis mil profissionais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), apresentou um projeto de lei (52/2010) criando em Mato Grosso o Programa de Terapia Natural para o atendimento à população. Com isso, os mato-grossenses poderão ganhar o tratamento no sistema público de saúde.
Segundo o parlamentar, em todo o estado existem cerca de 100 mil pessoas se tratando por meio de terapias naturais ou energéticas e um mercado de aproximadamente seis mil profissionais. A maioria deles registrados em Associações ou Sindicato de Classe.
“A proposta tem o objetivo de proporcionar o bem estar e a qualidade de vida da população. Essa prática de terapia carece de regulamentação adequada, a qual possa assegurar ao usuário o mínimo de qualidade e eficiência no atendimento”, afirmou Riva.
Entre as diversas modalidades que poderão ser implantadas pelo sistema de saúde estão a massoterapia, a fitoterapia, a homeopatia, a terapia floral, a acumpuntura, a hidroterapia, a cromoterapia, a aromaterapia, oilgoterapia, geoterapia, quiropraxia, iridologia entre outras técnicas naturais.
Essas atividades terapêuticas, adotadas por meio do Programa de Terapia Natural, devem ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual e federal.
Um dos argumentos utilizado pelo parlamentar na justificativa é o de diversos municípios e estados brasileiros já terem aprovados propostas semelhantes. Entre as cidades que implantaram a terapia natural estão Guarulhos – SP; Presidente Médice – RO; Diamante do Sul – PR; Itapira – SP; Erichim – RS e outros municípios.

Fonte:Ass.Assembleia Legislativa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo