Passadas as eleições de 2014 é chegada a hora de analisar a postura de alguns eleitos, com relação à cidade de Rondonópolis, que devido à densidade eleitoral é considerada por muitos um boqueirão de votos, como diz o jargão político.
Desta forma é comum candidatos buscarem votos aqui e retribuir ao eleitor com projetos e presença constante na cidade,um exemplo disso foi Homero Pereira, que quando eleito trouxe um caminhão de emendas em asfalto para a cidade em retribuição a votação que obteve para o cargo de deputado federal no processo eleitoral de 2002. Serys como senadora e Abicalil como federal também buscaram e trouxeram emendas para a cidade, no auge do governo Lula e Dilma.
Nas eleições de 1996, quando Dante de Oliveira foi reeleito governador e Antero Paes de Barros, venceu Carlos Bezerra dentro de Rondonópolis e na Vila Operária, maior reduto eleitoral de Bezerra, Antero chegou a declarar que seria o senador de Rondonópolis, no entanto, nos oito anos de mandato na época, pouco ou nada fez para a cidade em termos de projetos ou na busca de recursos para a região.
Nestas eleições há parte dessa história se repetindo. Um caso é de alguns deputados eleitos que tiveram votos aqui e não deram ainda o retorno ao eleitor.
O deputado estadual Max Russi é um exemplo disso, teve apoio e votação considerável na cidade, mas tem feito um trabalho discreto em Rondonópolis, chegou a indicar alguns cargos como o de diretor da 2ª Ciretran, que ficou menos de seis meses no cargo. No entanto, em termos de projetos efetivos para a cidade fez muito pouco neste primeiro ano de mandato.
Outro deputado que trabalhou votos em Rondonópolis e está dando pouco retorno é Sebastião Machado Rezende, que pouco tem se movimentado na cidade. O mesmo vale para o coronel PM, Peri Taborelli.
No contexto mais acima como na Câmara Federal também há casos, como o de Fabio Garcia, que teve votos aqui e raramente é visto na cidade.
Outro exemplo está no senado, se de um lado, temos Wellington Fagundes e José Medeiros com atuação destacada na cidade, inclusive trazendo audiências públicas e debates nacionais para cidade temos casos que ainda não corresponderam como o ex-governador Blairo Maggi, que apesar de ter base eleitoral aqui na cidade, raramente é visto, ou tem participado de eventos em Rondonópolis.
Da : Editoria