GERAL

Município define contratação e primeira lombada eletrônica será instalada para testes

O secretário de Transporte e Trânsito de Rondonópolis, Argemiro Ferreira, aguarda diretores da empresa Engebrás, que deve instalar o sistema de fiscalização eletrônica do trânsito, para uma reunião, nesta segunda-feira (11), para tratar do planejamento acerca da instalação da estrutura das lombadas, nas ruas da cidade. Segundo Ferreira, já nesta semana o primeiro totem será montado para testes.

De acordo com o que a legislação prevê, o Município deverá observar durante cerca de sete dias como será a disposição do material para que então libere a empresa para fazer todas as demais instalações. “Após termos este equipamento na rua, em uma semana emitiremos um parecer e sendo ele favorável já é feita a homologação e finalizado o contrato entre as partes, no caso, Prefeitura e Engebrás”, explicou o secretário.

Segundo Argemiro, com todo o processo transcorrendo normalmente, em um prazo máximo de 10 dias, mais de 40 equipamentos serão colocados e intensificarão a fiscalização de abuso de velocidade nas principais ruas de Rondonópolis. “São 15 radares fixos, os populares pardais, 13 controladores de avanço de sinal, 12 lombadas eletrônicas, além de radares móveis tipo pistola”, detalhou.

Argemiro lembra que de acordo com as leis de trânsito, não é permitido exceder os 40 km/h em quase nenhum trecho da zona urbana. As lombadas eletrônicas e os outros radares serão instalados em locais definidos pelo secretário e o prefeito, munidos de estudos e históricos de acidentes e locais reconhecidamente de grande fluxo. “O nosso trabalho tem duas frentes: a primeira delas é com nossas campanhas, usando-se da capacidade de mudança pela conscientização e a outra vertente se dá na autuação, que é o modelo mais enérgico, no entanto, é necessário. Baseamos em vários fatores para definir os pontos de fiscalização e creio que a população concordará com eles”, disse o chefe da Setrat.

INOVAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DIRETA

O mesmo contrato que deve ser celebrado entre o Município e a empresa ainda contempla a instalação de quatro painéis digitais, onde serão postadas informações de utilidade pública por parte da Administração à população em geral. “Estas estruturas estarão em locais que definiremos, mas que obviamente serão os de maior circulação de pessoas na cidade. Funcionará como um ‘facebook’ na rua, onde o próprio prefeito poderá emitir comunicados, se quiser, de dentro do seu gabinete aos rondonopolitanos”, informou Argemiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo