Três soldados foram expulsos da Polícia Militar por envolvimento em crimes. As portarias determinando as expulsões foram assinadas pelo comandante geral Gley Alves e publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (3).
Os soldados foram expulsos por participar de roubos praticados na capital e no interior.
De acordo com a portaria, dois soldados participaram da tentativa de roubo a uma distribuidora da Coca-Cola da cidade de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), no dia 23 de janeiro de 2011.
Os dois seriam integrantes da quadrilha e teriam participado diretamente da ação. A quadrilha rendeu funcionários, os ameaçou e os agrediu.
Durante a ação, a quadrilha foi surpreendida com a chegada dos vigilantes e desistiram do roubo. Ao tentar sair do local, ainda trocaram tiros com os vigilantes.
A transgressão disciplinar militar é classificada de natureza grave, ferindo o artigo 19 do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar.
Assalto à Moda Verão
Já o outro caso envolve um soldado lotado em Cuiabá. O policial teria dado apoio para que bandidos assaltassem a loja Moda Verão, do bairro CPA 4.
O roubo aconteceu no dia 26 de maio de 2014. No dia do crime, o soldado teria ajudado um dos ladrões a fugir do local.
Testemunhas anotaram a placa do carro do policial, no qual o bandido entrou depois de assaltar a loja.
Todos os policiais envolvidos deverão devolver os fardamentos e demais apetrechos dos policiais, além da identidade funcional. Os três foram considerados culpados em investigações feitas pela própria corporação.
A Corregedoria da PM concluiu que os soldados tiveram conduta irregular e praticaram atos que afetaram a honra pessoal, a honra policial militar e o decoro da classe.