O chefe de operações da Polícia Civil de Várzea Grande, Edson Leite, revelou hoje como funciona o esquema do jogo do bicho em Mato Grosso. De acordo com ele, a equipe que comanda o esquema em Mato Grosso tem ramificações no Rio de Janeiro e em Mato Grosso do Sul.
Segundo o policial, um dos chefes do jogo do bicho no Estado é Geovane Zen, genro de João Arcanjo Ribeiro. Ontem, a polícia fechou uma central do jogo que funcionava em Várzea Grande. No local, diversos bilhetes da empresa Colibri, empresa de Arcanjo, foram encontrados.
Segundo Édson Leite, nos próximos dias novas operações estarão sendo feitas em Cuiabá e Várzea Grande para combater a atividade. Para o policial, a atividade, apesar de não ser classificada como crime, propicia a prática de irregularidades como lavagem de dinheiro e até formação de quadrilha.
O jogo do bicho é visto no código penal como crime de contravenção, o que permite que a pessoa flagrada não seja presa. “As pessoas presas ontem estavam tranquilas, pois a pena é pagar cesta básica”, disse Leite.
Em Rondonópolis, Geovane Zen é o responsável pela administração do shopping Rondon Plaza. Segundo informações obtidas de uma fonte da administração do shopping, o genro está a frente há mais de dois anos. Segundo a administração, ele comparece pelo menos uma vez ao vez para ter acesso às transações financeiras. (Com Assessoria)
THIAGO ITACARAMBY – PH