Contadores conhecem sistema que vai simplificar abertura de empresas

Os contadores de Rondonópolis, convidados para um café da manhã na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) conheceram nesta sexta-feira (9) o novo sistema da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), que visa desburocratizar a abertura de empresas. Chamada de Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM, o sistema foi criado pela Lei Federal nº 11.598 de 3 de dezembro de 2007 e já está presente em cinco estados brasileiros.
O presidente da ACIR, Luiz Fernando Homem de Carvalho, abriu o encontro e agradeceu a participação dos contadores, que lotaram o auditório da entidade. “O novo sistema vem, sobretudo, para auxiliar as empresas a sair da informalidade, pois desburocratiza. O Brasil é um país de empreendedores, muitos querem se formalizar, crescer, empreender e a Redesim vai reduzir as dificuldades”, colocou. O gerente comercial da entidade, Robson Neves, também apresentou os serviços do certificado digital oferecidos na ACIR e os presentes foram sorteados e receberam brindes da Certisign.
Robero Peron, presidente da Jucemat, e Alexandre Lacerda, gerente de Tecnologia da Informação, explicaram aos profissionais o funcionamento do sistema, que em breve estará em completo funcionamento. Uma das novidades é que o sistema identifica endereços inexistentes e documentos falsos nas tentativas de abertura de empresas por fraudadores, pois todos os órgãos do município, estado e união estarão interligados. “A implantação está sendo finalizada nas prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e Jucemat. Agora estamos iniciando nos municípios do interior”, explicou.
No Estado estão registradas 402.563 empresas, sendo 226.563 ativas. Acesse redesim.jucemat.mt.gov.br