Plantio de soja avança em MT

A intensificação das chuvas nas lavouras mato-grossenses nesta última semana proporcionou que os trabalhos atingissem aproximadamente 134,1 mil hectares de soja 2012/2013 já plantadas. A área equivale a 1,7% dos 7,890 milhões de hectares estimados para o ciclo. A área mais avançada no plantio é o centro-sul com 2,5% de seus 483,3 mil hectares. O avanço na semeadura é creditado à entrada de mais produtores com as máquinas nas lavouras por conta das chuvas. Os dados são do segundo acompanhamento de plantio da soja 2012/2013 elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Nesta safra o ciclo teve início dez dias mais cedo que na safra 2011/12, iniciada em 30 de setembro. Ao se comparar com a safra passada os atuais trabalhos nas lavouras estão 0,5 pontos percentuais (p.p) adiantados. Na época, 1,3% da área havia recebido as sementes da oleoginosa. Entre as regiões, o médio-norte (3,011 milhões de hectares) e o oeste (1,002 milhão de hectares) já semearam 2,3% de suas respectivas áreas. O norte já teve 1,6% de seus 127,8 mil hectares plantados. Já o noroeste, 1,5% de 415,4 milh hectares e o sudeste, 1,3% de 1,649 milhão de hectares).
A região nordeste do Estado ainda não iniciou os trabalhos. De acordo com os dados do Imea, os municípios de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Sapezal e Diamantino já atingiram 3% de suas respectivas áreas. Em seguida, com 2,5% da área semeada estão Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Tangará da Serra e Campo Verde. “Este avanço que vemos é decorrente da entrada de mais produtores no plantio. O plantio está ocorrendo de modo cauteloso para evitar perdas. O centro-sul neste momento é o destaque, visto que no ano passado o plantio atrasou por conta das chuvas, o que inclusive levou a perda de produtividade”, comenta o analista de mercado do Imea, Cleber Noronha.
Se o clima continuar contribuindo, o plantio deverá seguir até o final de novembro
Fonte:Famato