30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Plantio de algodão começa em Mato Grosso

Começou o plantio de algodão em Mato Grosso. Este ano, a área cultivada deve ser menor.

A 750 metros acima do nível do mar, com boa umidade e chuvas regulares, a região da Serra da Petrovina, no Sul de Mato Grosso, é considerada uma das melhores para cultivar algodão.

João Paulo administra uma fazenda. Sem conseguir créditos nos bancos, o jeito foi custear o plantio com recursos próprios. Para isso foi preciso reduzir a área de cultivo. "Confirmado 36% a menos da área com relação ao ano passado. Já reduziu para a próxima safra, 08 e 09", afirmou o gerente de produção João Paulo Ribeiro.

A previsão inicial era de semear três mil hectares. O número foi reduzido para 1900 hectares. “O que foi fator de surpresa para nós foi elevado preço dos insumos, os fertilizantes subiram muito, elevando o custo da produção. Com essa baixa o preço do algodão nós estamos contabilizando o prejuízo na safra”, declarou o gerente de produção.

Reduzir a área do plantio é a alternativa da maioria dos produtores de algodão em Mato Grosso. A previsão é que em todo Estado a área plantada sofra uma queda de até 30% comparada à safra anterior. A má fase não fica restrita a produção, afeta também a mão de obra rural.

A propriedade não irá dispensar funcionários, mas afirma as vagas tradicionalmente oferecidas no início da safra.

Há um mês Valtelino Lobato chegou do Maranhão. Este é o terceiro ano que vem a região para trabalhar, mas diferente dos anos anteriores até o momento está desempregado. "Já fui a três fazendas. Eles falam que só comecinho de janeiro”, disse o trabalhador rural.

A informação de queda de trinta por cento na área é da Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão. Amanhã, a Conab e o IBGE divulgam novas previsões da safra, com dados do país inteiro.

Globo Rural

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO