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segunda-feira, novembro 25, 2024

Planejamento estratégico do Sanear prioriza combate à perdas e educação ambiental

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) vai priorizar em 2023 ações visando ampliar as redes de água e esgoto, redução de perdas, a melhoria das relações com os clientes e também a educação ambiental. As metas foram definidas na sexta-feira (18) durante o encontro anual para o Planejamento Estratégico com diretores, chefes de setor e encarregados de todos os setores que integram a autarquia.

O encontro durou um dia inteiro e foi aberto pelo prefeito José Carlos do Pátio e pelo presidente do Sanear, Paulo José Correia. Eles destacaram a importância do serviço de saneamento e a luta travada para que o Sanear se mantenha como uma empresa pública prestando serviços de excelência.

“O Sanear é como um filho que está entrando na maturidade. Mas é preciso ficar atento pois há quem ainda deseje a privatização. A nossa tarefa é provar que o Poder Público é competente, capaz de oferecer um serviço melhor e com tarifas menores”, disse José Carlos do Pátio, lembrando que nas cidades onde o saneamento foi privatizado a população paga mais caro e ‘falta água todos os dias’.

Paulo José Correia destacou que a atual gestão investiu cerca de R$ 70 milhões de reais em recursos próprios para garantir a universalização do abastecimento de água, da coleta e tratamento de esgoto e também para recolher e dar destinação adequada a todo lixo produzido diariamente no município.

“Hoje somos referência nacional prestando serviços de qualidade, sem abrir mão da nossa responsabilidade com a sociedade e com o meio ambiente. Claro que existem problemas, mas com o empenho de todos conseguiremos superar os desafios que surgirem”, declarou o presidente do Sanear.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A iniciativa ocorre desde 2020 e visa diagnosticar problemas, soluções possíveis e estimativas de custo para as ações visando melhorar o desempenho do Sanear. As metas aprovadas são submetidas à avaliações técnicas e financeiras que determinam a ordem de execução. 

“A eficiência desse planejamento tem aumentado a cada ano. Para ter uma ideia, mais de 70% das deliberações do ano passado foram executadas ou estão em fase de implementação. Além disso, o encontro permite uma troca de experiências e a integração maior de toda a equipe”, ressalta o diretor técnico Hermes de Ávila.

Hermes coordenou o encontro ao lado da diretora financeira, Antonieta Garcete de Almeida,  do diretor de Manutenção, Andelson Gil do Amaral, e do assessor jurídico do Sanear, Alexandre Júlio Júnior. Eles dividiram a equipe em oito grupos encarregados de analisar detalhadamente mais de 100 propostas apresentadas pelos colaboradores em reuniões prévias nos diversos setores do Sanear.

Os grupos selecionaram 24 ações consideradas prioritárias. Entre elas estão a implementação da segunda Estação de Tratamento de Água, a viabilização de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a atualização do cadastro de clientes, a implantação de equipamentos para redução de perdas causadas por quebras na rede de água, a modernização do sistema de atendimento ao público com avaliação do desempenho dos colaboradores e também um amplo programa voltado à educação ambiental com atividades visando promover o uso racional da água e a coleta seletiva.

“São ações propostas por profissionais que têm grande conhecimento técnico e, em sua maioria, se relacionam diretamente com a população. Muita serão realizadas com recursos próprios, outras serão viabilizadas através de convênios, parcerias e financiamentos. A população será a maior beneficiada por esse esforço conjunto”, afirmou Paulo José Correia.

 

ASSESSORIA

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