POLÍTICA

Vereadores aprovam aumento para professores e reforço ao Serv Saúde

A Câmara Municipal aprovou hoje (24), com relativa facilidade, o projeto de lei 036, que altera a tabela salarial dos servidores da Educação. O resultado confirma prognóstico feito mais cedo pelo vereador Batista da Coder (SD) em entrevista ao Regional MT. Durante a sessão também foi definido o novo percentual da contribuição da Prefeitura ao Serv Saúde e aprovado o afastamento temporário de dois vereadores.

O projeto que trata dos salários dos professores precisava de pelo menos 14 votos, mas foi aprovado com o apoio de 16 vereadores. Quatro parlamentares votaram contra e o presidente da Casa, Roni Magnani, que costuma votar só em caso de empate, se absteve.

O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação para ser promulgado. Ele estabelece percentuais de aumento diferenciados, priorizando os professores que ganham menos.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispmur) defendia um aumento linear e realizou protesto durante a sessão.

Já o projeto que aumenta em um terço (de 3% para 4%) a contribuição patronal para o custeio do Serv Saúde foi aprovado por unanimidade. A decisão é temporária e visa equilibrar as contas do instituto que custeia a assistência de saúde dos servidores municipais.

No mês passado os servidores já haviam autorizado aumento idêntico nas contribuições pagas pela própria categoria (veja aqui).

Também na sessão de hoje foi aprovado o projeto que transforma a Coder numa empresa pública e o que autoriza o município a destinar 44 hectares para criar um assentamento que abrigará 1,5 mil famílias.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo