Profissionais de Secretaria Municipal de Saúde foram às ruas do centro da cidade na manhã desta quarta-feira (14) para chamar a atenção da população para a questão da violência contra os idosos. O pit stop faz parte das ações de sensibilização, mobilização e conscientização sobre os diversos tipos de violência contra as pessoas da melhor idade.
A ação foi realizada em razão do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, e por conta do feriado de Corpus Christi foi antecipada. Um dos objetivos da campanha é fazer com que a sociedade não aceite qualquer que seja o tipo de violência e crie o hábito de denunciar, visto que existem instituições que têm a responsabilidade de proteger essas pessoas.
Esse ano o tema da campanha foi “Ao invés de violentar, dê uma violeta como forma de gratidão. Durante a abordagem, as pessoas que estão sendo paradas recebem um panfleto e são orientadas e estimuladas a conversar mais com a pessoa idosa, tocar na mão ao cumprimentar e demostrar carinho com eles.
A gerente do departamento de ações programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Mariúva Valentin, comentou que muitos idosos são mal tratados mesmo dentro de casa, “os familiares acabam segurando com força e, sem perceber, eles ficam marcados, o próprio jeito de conversar as vezes os agride”.
Outro ponto alcançado pela campanha foram as agências bancárias, onde foi ressaltada a importância das pessoas cederem lugar à esse público e o cumprimento da lei que garante prioridade nos atendimentos.