27.5 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

PF faz buscas na casa do governador afastado Ibaneis Rocha e no Palácio do Buriti

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Há sete agentes da PF na casa do governador por volta das 15h30 desta sexta-feira (20). Ibaneis é investigado por suposta omissão e inação nos ataques à sedes dos poderes da República no dia 8 de janeiro por grupos de extremistas incoformados com o resultado das eleições.

De acordo com informações obtidas pelo R7, também ocorrem buscas no Palácio do Buriti, sede do governo local. Além de Ibaneis, é alvo das buscas Fernando Oliveira, ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Oliveira era o número dois da Secretaria de Segurança Pública quando o então secretário e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, viajou de férias para os Estados Unidos, na véspera dos ataques de extremistas ao Palácio do Planalto, ao Supremoto Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. Torres está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, desde que voltou dos Estados Unidos, no sábado (14).

As buscas ocorrem a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) por conta do inquérito aberto para apurar autoria, financiamento e incitação do atentado realizado em Brasília. 

Em nota, os advogados de defesa de Ibaneis, Alberto Toron e Cleber Lopes, disseram que o mandato de busca e apreensão na casa do governador afastado e no seu antigo escritório foi "inesperado". Segundo eles, a operação da PF vai deixar clara a inocência do chefe do Executivo do Distrito Federal.

Em 9 de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que Ibaneis fosse afastado do cargo por pelo menos 90 dias, após manifestantes provocarem diversos atos de vandalismo.

"Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do secretário de Segurança Pública e do governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos", disse Moraes.

Fonte: R7

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO