PR tem duas novas opções para disputar vaga na Assembléia no Pleito 2010

O Partido da República (PR), como vem anunciando o seu líder maior o governador Blairo Maggi, não terá candidatura majoritária nas eleições 2010. Mas por ser um partido grande com muitas lideranças promete vir com tudo para as disputas a nível estadual, federal e senado. Diante deste quadro acaba-se por ter disputas internas pelas vagas, em Rondonópolis por exemplo tem-se cotado dois novos nomes para candidatar-se para vaga de Dep. Estadual além é claro dos já existentes Dep. J. Barreto e Sebastião Machado. São eles José Marcio Guedes ex – vereador por três mandatos e atual secretario adjunto da Casa Civil. Outro nome que inclusive já se declarou candidato é o atual presidente da Câmara Municipal Dr. Helio Pichione, que também está no seu terceiro mandato de vereador.
Os prós e contras são variados entre todos os atuais deputados estão mais difíceis que nota de “cem”, sendo que, ninguém os vê, pois, sumiram da cidade e quem sabe no ano que vem apareçam. Quanto aos futuros pretendentes Zé Márcio e Hélio Pichione, tem-se vantagens por serem lideres que estão a serviço no município.
Zé Marcio por exemplo vem fazendo um trabalho de muita importância para toda região sul, representando o Governo Estadual em vários setores agindo como um verdadeiro porta voz, e dando suporte para prefeitos, vereadores, cidadãos e empresários. Com isso, Guedes está tendo uma oportunidade impar de se relacionar com lideranças diversas integrando o Governo com a nossa região e cidade.
Já Hélio Pichione têm um mandato de vereador nas mãos e a presidência da Câmara Municipal, onde há oportunidade de estar servindo bem as lideranças comunitárias, empresários enfim toda população, mas até então ainda não demonstrou para que veio nessa gestão de presidente. Tudo anda muito lento, até parecendo com o Poder Executivo atual, ou seja, a passos lentos sem “eira nem beira”. Acreditamos que Pichione esteja muito atarefado, pois têm funções múltiplas, é o provedor da Santa Casa de Rondonópolis, médico atuante, vereador e ainda, presidente do legislativo municipal. Além disso, acredita-se que sua assessoria não tenha cumprindo com suas funções que é “assessorar”, O gabinete, deixa o presidente da Câmara de saias justas, uma vez que, sempre batem na tecla de que está se trabalhando dentro de “normas”, como se a legislação anterior tivesse “errado muito”. Desta forma abre-se uma lacuna entre os vereadores, população e principalmente com imprensa que serve de transmissora dos fatos do legislativo para o cidadão.
Acreditamos que tenha que haver melhoras e renovação, mas da forma que está conduzido o Legislativo não poderá o Médico sonhar com Assembléia Estadual e ainda por em risco a popularidade do partido, pois o mesmo acaba sendo um dos representantes da ponta dos republicanos na cidade e região.
Da: Redação
Evandro Santos
Coluna: Panorama Político