24.9 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 21, 2024

Pesquisas mostram Lula liderando e chance de vitória no primeiro turno

Duas pesquisas divulgadas nesta semana mostram que o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) continuam liderando as intenções de voto com larga diferença sobre os demais candidatos à presidência da República. Os levantamentos foram divulgados na noite de quinta-feira (21) pelo parceria Exame/Idea e ontem (22) pelo Ipespe. Entre os líderes o destaque vai para o petista, que em alguns cenários surge com chance de vitória ainda no primeiro turno. Os levantamentos não incluíram o nome do ex-ministro Sérgio Moro (Podemos)

Pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bem à frente da corrida presidencial com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 31%.

Os dois oscilaram positivamente dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais desde a última sondagem do instituto. No início do mês, Lula tinha 44% e Bolsonaro estava com 30%. Os demais candidatos considerados pela pesquisa seguem longe do petista e do atual chefe do Executivo.

O petista tem 45% dos votos, contra 46% dos adversários somados. Por conta da margem de erro de 3,2 pontos percentuais existe a possibilidade existe de Lula vença a eleição em turno único.

Depois de Lula e Bolsonaro aparece o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) com 8% das intenções de voto, empatando tecnicamente com João Doria (PSDB), que tem 3%, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) —cada um desses com 2%. O restante dos nomes testados não pontuou.

Já nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários com larga diferença. Bolsonaro perderia para Ciro Gomes e teria um empate técnico com João Doria.

Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 eleitores entre os dias 18 e 20 de abril. O nível de confiança é de 95,45%. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05747/2022.

EXAME/IDEIA

Na pesquisa Exame/Ideia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno com 42% no principal cenário. Ele é seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 33%. O terceiro lugar ficou com Ciro Gomes (PDT), que tem 10% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem em empate técnico, ou seja, dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, João Doria (PSDB), com 3%, e Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP) têm 1% cada um. Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Luciano Bivar (União Brasil) e Aldo Rebelo (PDT) não chegaram a 1%.

Nas projeções de um eventual segundo turno, Lula vence todos os candidatos. Já Bolsonaro perderia para Ciro e venceria João Dória.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 15 e 20 de abril. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02495/2022. O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes. Desde julho de 2020, o Ideia mantém uma parceria com a revista Exame, que financia e divulga seus levantamentos sobre intenções de voto.

 

Da Redação (com informações do UOL)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO