A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, estará na 40º Exposição Agropecuária Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul) em Rondonópolis/MT. Três pesquisadores da instituição apresentarão informações sobre adubação, doenças e mecanização agrícola no Ciclo de Palestras que acontece durante a feira.
“Vamos difundir tecnologias agrícolas em uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Para nós, da Fundação MT, é uma honra poder compartilhar com a classe produtora informações geradas através das pesquisas que realizamos nas principais regiões produtoras de Mato Grosso”, afirma Fabiano Siqueri, gestor de Marketing e pesquisador.
As palestras irão acontecer na próxima terça-feira (07), a partir das 07h30. Fabiano Siqueri será o primeiro a palestrar. “Manejo de doenças na cultura da soja: análise do cenário atual e perspectivas futuras” é o tema da apresentação do pesquisador. Ele falará sobre incidência, causa e controle das principais doenças da sojicultura: ferrugem asiática, mancha alvo, antracnose e mela.
O segundo a se apresentar será Claudinei Kappes, do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA). Ele mostrará ao público os resultados dos trabalhos conduzidos há quatros anos em uma estação experimental que avalia o manejo do solo e os sistemas de produção de grãos e fibras. De acordo com Kappes, o objetivo é demonstrar à classe produtora, com trabalhos de pesquisa de longa duração, os benefícios e as limitações dos diversos sistemas possíveis de serem praticados.
E para fechar a participação da Fundação MT no Ciclo de Palestras na 40º Exposul, Leandro Gimenez do PMA irá expor sobre o programa de pesquisa em mecanização agrícola. Ele apresentará as linhas de trabalho envolvendo máquinas agrícolas e agricultura de precisão. “As máquinas são fundamentais para obter eficiência na produção. Entretanto devem ser geridas adequadamente para evitar os elevados custos fixos e a falta de qualidade nas operações. A eletrônica embarcada nas máquinas agrícolas viabiliza a agricultura de precisão, porém é necessário respeitar as premissas da ciência agronômica para obter resultados satisfatórios”, orienta o pesquisador.
As palestras da Fundação MT acontecerão no auditório “Áureo Candido Costa” do Parque de Exposição de Rondonópolis. Após as apresentações, os participantes poderão tirar dúvidas com os pesquisadores
Fonte:$0ª EXPOSUL