A pesquisa de opinião pública realizada com os consumidores e empresários de Rondonópolis para saber o que eles acham sobre a volta do projeto “Zona Azul” – no quadrilátero central da cidade, foi apresentada na manha de ontem, no auditório da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) e confirma a insatisfação da população com a falta de vagas para estacionar.
Entre os principais números levantados, a pesquisa indica que 100% dos consumidores entrevistados têm dificuldades para estacionar nas vias públicas da área central da cidade. Em outro resultado verificado, a insuficiência de espaços capaz de suprir a demanda diária dos veículos de consumidores, empresários e funcionários do comércio também fica evidente. Do total de 3.107 empresários e colaboradores do comércio que disseram ir trabalhar com algum tipo de veículo, 65% deixam seus carros/motos nas vias públicas. Ou seja, 2000 mil vagas que são ocupadas diariamente ao longo do horário comercial; número superior ao disponível: 1.833 vagas – incluindo as demarcações especiais.
A metodologia de trabalho usada pela pesquisa representa o universo de 40.000 veículos registrados em Rondonópolis. Os questionários foram divididos em dois grupos de motoristas (consumidores e empresários e colaboradores do comércio), somando 1113 pessoas. Entretanto, de modo geral, as perguntas feitas aos dois grupos foram semelhantes a exemplo do questionamento sobre a volta ou não da Zona Azul. Neste caso, 60% das pessoas entrevistadas – nos dois grupos, disseram estar a favor e 40% não concordam, por acreditarem que a medida não vai resolver o problema; por não confiarem na Administração ou por não concordarem em pagar para estacionar. O curioso é que quando essas mesmas pessoas são questionadas a dar outra sugestão para a falta de vagas, a Zona Azul aparece novamente como alternativa, com 85% de citações. “Essas análises demonstram que as pessoas querem sanar o problema, mas com profissionalismo. É fato que a Zona Azul é vista como solução, mas em razão do insucesso da última implantação do projeto ainda restam algumas pessoas receosas”, explica o Coordenador do Instituto de Pesquisa ACIR ( IPA), Arapoty Watanabe.
A reunião de ontem contou com a presença da imprensa, empresários, representantes do GGI, diretores da ACIR, vereadores, representantes do poder público municipal, do secretário de trânsito, Rodrigo Lugli e do presidente da casa, Edson Ferreira, que sintetizou a reunião como positiva. “Acredito que finalmente conseguimos avançar na solução deste problema. De mãos destes resultados, a secretaria agora tem informações suficientes para traçar suas estratégias”, comentou Edson. Segundo o secretário, os resultados obtidos com a pesquisa deverão ser apreciados pelo prefeito e em breve a cidade terá novidades. “O trabalho em torno de um novo modelo de zona azul na cidade terá início e a intenção é que saia do papel ainda este ano”, disse Rodrigo Lugli.
Os slides da pesquisa contendo os resultados, gráficos e análises do IPA podem ser acessados na página da ACIR, pelo endereço WWW.acirmt.com.br, no link “donwload”. Vale ressaltar que este trabalho foi feito pela ACIR (IPA) por iniciativa da entidade e da Prefeitura de Rondonópolis.
Fonte: – Assessoria de Comunicação ACIR