27.5 C
Rondonópolis
sábado, outubro 12, 2024

Pesquisa PoderData também confirma liderança isolada de Lula, Bolsonaro segue em segundo

Pesquisa PoderData divulgada hoje (4) mostra estabilidade no quadro da corrida presidencial no país, sem influência das medidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para melhorar a avaliação de seu governo, como o aumento do Auxílio Emergencial para R$ 600 e a redução do ICMS da gasolina.

A pesquisa,realizada de 31 de julho a 2 de agosto de 2022, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL) marca 35%. Os demais candidatos, juntos, somam 15%.

Pouco mudou em relação a 15 dias antes. O petista manteve o percentual da rodada anterior, enquanto o atual presidente oscilou negativamente 2 pontos percentuais – variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Ciro Gomes registra 7% das intenções de voto. Simone Tebet marca 4% e André Janones, 2%. Eymael e Felipe d’Avila tem 1% cada um. Os outros nomes testados não tiveram menções suficientes para pontuar.

Com o cenário apresentado pela pesquisa hoje, a eleição iria para o segundo turno, uma vez que Lula ainda não alcança 50% dos votos válidos, mais um, patamar que seria necessário para decidir o certame no primeiro turno.

A pesquisa PoderData foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 29 de junho. A lista de nomes testados reflete o cenário mais provável à época. O cenário deve se afunilar nos próximos dias: André Janones com 2%, está à beira de sair da disputa e deve apoiar o PT; Luciano Bivar desistiu, mas no seu lugar entrou Soraya Thronicke; e Pablo Marçal articula o apoio a Lula.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 31 de julho a 2 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08398/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

SEGUNDO TURNO
Na projeção de segundo turno da pesquisa, Lula derrotaria Bolsonaro por 50% a 40%, mostra a pesquisa. Outros 5% votariam em branco ou anulariam o voto neste cenário, enquanto 4% estão indecisos.

A diferença entre os dois candidatos, de 10 pontos percentuais, mostra tendência de queda em comparação a rodadas anteriores da pesquisa. No levantamento de 19 a 21 de junho, Lula marcava 52% contra 35% de Bolsonaro ­­–17 pontos de vantagem. Um mês depois, em 17 a 19 de julho, a distância era de 13 pontos: 51% a 38%.

Mas quando se observa um período maior, o resultado indica alguma estabilidade. Retoma o cenário do início de junho, quando Lula e Bolsonaro marcavam os mesmos percentuais.

 

Fonte: RBA

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO