ESPORTES

Pesquisa nacional vai traçar o perfil dos estádios brasileiros

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro visitou o estádio Luthero Lopes, nesta sexta-feira (19) acompanhado pelo secretário de Esportes, Cultura e Lazer Sidnei Fernandes. O Luthero faz parte de uma pesquisa nacional sobre os estádios brasileiros, patrocinada pelo Ministério dos Esportes.
Nesta primeira etapa são 153 estádios que farão parte da pesquisa, em Mato Grosso as cidades de Cuiabá ( Dutrinha), Rondonópolis( Luthero Lopes), Cáceres (Geraldão) e Sinop (Gigante do Norte) foram as praças esportivas escolhidas seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério do Esportes.
A equipe de pesquisadores é composta por quatro professores da Federal do Rio de Janeiro, divididos em quatro segmentos, Engenharia estrutural, Engenharia elétrica, Segurança e combate a incêndio e Higiene e saneamento. A visita técnica é realizada com base nas observações dos pesquisadores e um questionário respondido pelo responsável pelo estádio.
Segundo o líder da equipe José Joaquim Dutra, o objetivo da pesquisa é verificar se os estádios brasileiros estão em conformidade com o Estatuto do Torcedor. No final da pesquisa será gerado um índice de classificação. Ele explicou ainda que com este índice, o Ministério dos Esportes poderá distribuir recursos para pequenas adequações de alguns Estádios ao Estatuto do Torcedor.
O secretário Sidnei Fernandes avaliou de forma positiva a visita técnica dos pesquisadores cariocas. “Para nós é importantíssimo esta avaliação, por que será feita por pessoas técnicas de cada área e assim poderemos observar o que temos de readequar em nosso estádio. Nós acreditamos que com esta visita técnica poderemos alocar recursos junto ao Ministério de Esportes para melhorias no Luthero Lopes”, disse Sidnei.
A próxima cidade a receber os pesquisadores será Sinop, no estádio Gigante do Norte. A previsão do término da primeira etapa da pesquisa é para o final deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo