Cavalgada que abre programação da 48ª Exposul foi aplaudida por milhares de pessoas

Oficialmente a 48ª Exposul começará nesta segunda-feira (08), mas a programação da maior feira agropecuária do Centro Oeste brasileiro de fato começou ontem (06) com a realização da 34º Cavalgada de Rondonópolis. Cavaleiros e amazonas cruzaram a cidade e foram aplaudidos por milhares de pessoas. Esta foi a primeira edição realizada após pandemia de Covid-19
Conforme os organizadores, este ano a Cavalgada contou com 374 inscritos. Os participantes saíram do alto da Avenida Fernando Corrêa e percorrram as principais avenidas de Rondonópolis, até chegar no final da Avenida Governador Júlio Campos.
Como havia ocorrido nas edições mais recentes, a marca do evento foram os cuidados que a organização e parceiros tiveram com os animais, para que fosse um momento de descontração com a família sem registro de maus tratos aos cavalos, mulas e bovinos que costumam encantar o público. Em quatro pontos do percurso havia paradas para os animais se hidratarem, devido à baixa umidade.
O responsável técnico da Cavalgada, Neurivaldo Júnior, lembrou que o evento que abre a Exposul, e os animais desfilando pela cidade são uma forma de abrilhantar mais ainda a Exposição. Para garantir que tudo ocorresse bem, órgãos de fiscalização parceiros estavam garantindo que nenhum animal fosse maltratado.
“A Cavalgada é o evento que dá o pontapé inicial a Exposul. Em todo momento nossa prioridade junto com os participantes foi a garantia que todas as regras fossem cumpridas, para que nenhum animal sofresse maus tratos. Para isso, trabalhamos para garantir pontos de hidratação animal e no final um espaço maior para o embarque e retorno rápido das comitivas”, disse.
HISTÓRIA
O mais antigo participante da Cavalgada, o senhor José Francisco Coelho, contou com muita emoção, da felicidade que sentiu ao participar há mais de 20 anos dessa festa e de ter sido escolhido para comandar os carros de bois e ser o ponteiro.
“Tenho muita gratidão pelo prestígio que tenho em participar desse evento. Participo todo ano na raça, para que os velhos tenham a oportunidade de matar a saudade e dos jovens de poderem ver esse momento”.
A retomada da maior festa agropecuária de Mato Grosso também foi destaque na fala do presidente da Exposul e do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Lucindo Zamboni Junior. Que pontuou que a Cavalgada pode ser considerada um patrimônio cultural de Rondonópolis, e que é esperado por toda população.
“É um evento bonito, traz cavalos, tradição e o interior para dentro da cidade. Rondonópolis é uma cidade industrial agora, mas já foi rural. E a Cavalgada vem com esse orgulho das raízes que nós temos”.
A Exposul terá seus portões abertos nesta segunda-feira (08), com uma grande programação, envolvendo exposição, shows, palestras, cursos, leilões e muita diversão.
Eduardo Ramos – Da Redação (com informações da Assessoria)