22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Pesquisa diz que 40% dos jovens não se identificam com nenhum candidato

Uma pesquisa realizada por uma empresa que faz análise de comportamento do público jovem apontou que 40% do eleitorado entre 18 e 32 anos no país diz que está "cada vez mais difícil decidir em quem votar", porque não se identifica com nenhum candidato nestas eleições. O levantamento apurou ainda que 53% dos jovens não simpatizam com nenhum partido político e que, para 36%, votar é algo "cada vez mais vazio" porque "os políticos são todos iguais".

A empresa responsável pela pesquisa, Box1824, recebeu doações da sociedade civil para realizar o levantamento. De acordo com os organizadores, a pesquisa é suprapartidária e foi realizada com 1500 jovens das classes A, B e C, em todo o país, nas capitais e no interior. Os coordenadores da pesquisa vão apresentar os principais tópicos e discutir as conclusões nesta quarta-feira (24).

Uma das motivações dos pesquisadores era avaliar o pensamento dos jovens sobre política depois das manifestações de junho de 2013. Os questionários foram aplicados entre os meses de março e agosto de 2014.

Para uma das coordenadoras do projeto, a cientista social Beatriz Pedreira, os números refletem "incapacidade" dos partidos de representarem anseios dos jovens.
“Em tempos de campanhas eleitorais, está nítida a incapacidade dos partidos de acolherem o jovem contemporâneo, seus anseios e linguagem. Nenhuma das campanhas presidenciais soube usar a energia das ruas e levantar as bandeiras dos jovens. Os partidos seguem falando para si entre si”, afirmou.

O levantamento, intitulado "Sonho Brasileiro da Política", apontou também que 67% dos jovens não têm partido político de preferência. Além disso, 45% disseram que se aproximariam da política se o processo político fosse mais transparente e confiável. Para os organizadores da pesquisa, os jovens pretendem votar em causas, não em pessoas.

Manifestações de junho
O levantamento mostrou ainda que 91% dos jovens consideram as manifestações de junho de 2013 como um marco histórico no país. Além disso, 18% declararam ter ido às ruas e 29% disseram que ficaram mais interessados em política depois das manifestações.
Fonte: G1

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO