Pesquisa realizada por telefone pelo Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida à Presidência da República, com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos.
O percentual do petista é o mesmo registrado pelo instituto na sondagem da semana passada. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, oscilou de 34%, na pesquisa BTG/FSB divulgada na segunda-feira (15), para 36% neste novo levantamento. Portanto, a variação ocorreu dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) flutuou negativamente, de 8% para 6%. Já a senadora Simone Tebet (MDB) variou de 2% para 3%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados. A sindicalista Vera Lucia (PSTU) e o empresário Pablo Marçal (Pros) oscilaram um ponto para cima, de 0% para 1%. Levando em conta a margem, os dois empatam com Tebet, mas não com Ciro. Os demais candidatos não pontuaram.
Como Lula tem 45% das intenções de voto e a soma dos outros candidatos dá 47%, existe a possibilidade de o petista vencer no primeiro turno, considerando a margem de erro. O ex-presidente pode variar de 43% a 47%, enquanto seus adversários, juntos, variam de 45% a 49%.
Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 4%; brancos e nulos foram 2%; e não sabe ou não respondeu, 3%. O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 19 e 21 de agosto.
SEGUNDO TURNO
O instituto FSB mediu ainda o desempenho dos principais candidatos em caso de segundo turno. No principal cenário monitorado, em que Lula enfrenta Bolsonaro, o petista tem 13 pontos de vantagem. Ao todo, Lula soma 52% contra 39% do ex-capitão.
Há ainda a sondagem de desempenho de Ciro Gomes em uma disputa direta com Lula. Neste caso, o pedetista fica com 30% da preferência dos eleitores, ante 49% do ex-presidente. O nome de Ciro também é confrontado ao de Bolsonaro e, neste caso, aparece na liderança. O pedetista soma 47% das intenções de voto, superando os 40% do ex-capitão.
Além de Ciro, Simone Tebet também foi testada. Ela perderia para Lula por 53% a 25% em um eventual segundo turno, de acordo com o FSB. Na disputa direta contra Bolsonaro, a senadora aparece com 42% das menções, igualando o desempenho do ex-capitão.
O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00244/2022.
Da Redação (com informações do UOL e Carta Capital)