26.5 C
Rondonópolis
sábado, outubro 12, 2024

Pesquisa BTG/Pactual mostra lula com 41% e Bolsonaro com 34%

Pesquisa do Instituto FSB contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje (08) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial, com 41% das intenções de voto na apuração estimulada, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 34%.

Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT) com 7% das intenções, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que registrou 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

André Janones (Avante), que desistiu da candidatura na última quinta-feira (4) — dois dias após o registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) —, teve 2% das menções. Pablo Marçal (Pros) ficou com 1%, mesmo percentual de José Maria Eymael (DC).

O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%. Este também foi o caso do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que apareceu na pesquisa pela primeira vez após anunciar a candidatura.

Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Tebet, Janones, D'Avila, Eymael, Vera, Manzano, Péricles e Jefferson estão tecnicamente empatados.

Com a inserção de Roberto Jefferson e a retirada de Luciano Bivar (União Brasil), que também desistiu da candidatura, a pesquisa não pode ser comparável em relação a cenários do primeiro e segundo turnos com a edição anterior, realizada no dia 25 de julho.

SEGUNDO TURNO
O instituto também ouviu os entrevistados sobre vários cenários possíveis de segundo turno. Lula vence em todos. Ciro Gomes também vence Bolsonaro, por 48% a 41%, e Simone Tebet teria um empate técnico com o atual presidente – 44% a 40%.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 5 e 7 de agosto O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE sob o número BR-08028/2022

A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas com eleitores feitas por telefone por operadores treinados.

 

Da Redação (com informações do UOL)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO