Pesquisa do Instituto FSB contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje (08) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida presidencial, com 41% das intenções de voto na apuração estimulada, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 34%.
Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT) com 7% das intenções, empatado tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que registrou 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
André Janones (Avante), que desistiu da candidatura na última quinta-feira (4) — dois dias após o registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) —, teve 2% das menções. Pablo Marçal (Pros) ficou com 1%, mesmo percentual de José Maria Eymael (DC).
O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%. Este também foi o caso do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que apareceu na pesquisa pela primeira vez após anunciar a candidatura.
Considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Tebet, Janones, D'Avila, Eymael, Vera, Manzano, Péricles e Jefferson estão tecnicamente empatados.
Com a inserção de Roberto Jefferson e a retirada de Luciano Bivar (União Brasil), que também desistiu da candidatura, a pesquisa não pode ser comparável em relação a cenários do primeiro e segundo turnos com a edição anterior, realizada no dia 25 de julho.
SEGUNDO TURNO
O instituto também ouviu os entrevistados sobre vários cenários possíveis de segundo turno. Lula vence em todos. Ciro Gomes também vence Bolsonaro, por 48% a 41%, e Simone Tebet teria um empate técnico com o atual presidente – 44% a 40%.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 5 e 7 de agosto O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE sob o número BR-08028/2022
A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas com eleitores feitas por telefone por operadores treinados.
Da Redação (com informações do UOL)