24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Perfil do novo presidente eleito da ALMT, deputado Guilherme Maluf

Guilherme Antonio Maluf, 51 anos, é cuiabano, casado e pai de três filhos. Médico, formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi vereador por Cuiabá e é deputado estadual no terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT).
Deu os primeiros passos de sua trajetória política em 2004, quando disputou pela primeira vez uma eleição e foi eleito vereador por Cuiabá. Como vereador, foi o parlamentar que elaborou e aprovou o maior número de leis em sua legislatura. Propostas importantes para a sociedade, que hoje são Leis municipais, como o Projeto “Cuiabá contra as drogas”, voltado à rede municipal de ensino, cujo objetivo principal é mostrar à criança a necessidade de uma vida saudável e longe das drogas.
Dois anos depois, com uma atuação de destaque no parlamento cuiabano, disputou e foi eleito deputado estadual com 23.189 dos votos. Em 2010, concorreu à reeleição e obteve 26.156 votos. Em seu primeiro ano de mandato como deputado estadual, Maluf foi convidado pelo prefeito de Cuiabá para assumir a Secretaria de Saúde do Município. Durante 10 meses, Guilherme Maluf usou sua experiência profissional como médico para proporcionar uma saúde de qualidade à população cuiabana.
Na Assembleia, Maluf criou a Lei nº 9.644, que proíbe a nomeação para os cargos de secretários de Estado de pessoas que tenham contra si condenação, em decisão transitada em julgado, ou proferida por órgão judicial colegiado pelo prazo de cinco anos, contados a partir da decisão condenatória. Outra proposta importante foi a criação da Lei nº 9.187/09, que institui o Dia de Atenção ao Prematuro em Mato Grosso, sancionada pelo governo e publicada no Diário Oficial do Estado.
Uma das propostas de Maluf para a nova gestão é valorizar as ações da Assembleia e aproximar a sociedade da instituição, informando de forma clara e transparente os trabalhos dos deputados. Maluf destaca também a importância do bom relacionamento da Assembleia com os demais Poderes.
"Vou trabalhar para que o Legislativo se torne totalmente independente. Mas é preciso ter harmonia com os demais Poderes, valorizando sempre o diálogo nas tomadas de decisões”, garantiu o deputado. "Tenho consciência que a Assembleia tem um papel muito importante na recondução do processo de desenvolvimento do Estado. Na minha gestão quero colocar a Assembleia como esse eixo propulsor e contribuir com o crescimento de Mato Grosso”.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO