Percival tira ‘coelho da cartola’ com maior programa de asfalto da história

Em uma entrevista exclusiva ao o jornal Folha Regional, o prefeito Percival Muniz (PPS) usou pela primeira vez, em 2014, o termo ‘bagaça’ para denotar a situação administrativa que pegou a prefeitura em 2013. Dois anos depois, após muitas críticas, queda em popularidade e até um princípio de depressão, o gestor uniu em um só pacote investimentos, de mais de R$ 60 milhões, de recursos próprios e federais, e surpreendeu ao lançar o programa ‘Realizando Sonhos’, que deve até o fim do ano de 2016 asfaltar 100 quilômetros de ruas, drenar e calçar quarteirões de mais de 30 bairros, beneficiando por volta de 50 mil pessoas diretamente.
Na última semana, Percival deu efetivamente o pontapé inicial do programa em evento no Jardim Liberdade, que junto ao vizinho Nova era, são dois antigos bairros que terão sua situação crônica resolvida pelo investimento. No evento de lançamento, já com as máquinas trabalhando, era visível notar, após dois anos e três meses de mandato, a volta de um político feliz e brincalhão que fez história ao assumir pela terceira vez a cidade, mas que tinha se transformado em um gestor recolhido a atuações administrativas e longe do povo.
“A gente não sabe ao certo o que ocorreu, mas até agora não estávamos vendo na prefeitura o Percival de 10 anos atrás que rasgava essa cidade de obras. Na televisão e no rádio quando ele dava entrevista nos últimos meses parecia sempre que estava bravo, descontente e hoje aqui ele parece que voltou a sorrir de novo. Eu acho que ele mesmo estava ansioso para começar a botar o ‘trem pra ferver’ e por isso estava chateado. Bom pra nós que tudo começou com a solução do asfalto do Liberdade”, comentou um morador à reportagem, sem querer ser identificado.
Em sua fala no ato de lançamento do programa, Percival, que criticou muitas vezes a burocracia implementada exacerbadamente no Poder Público, em sua visão, da época que cumpriu seus dois primeiros mandatos para o terceiro, anunciou em tom de desabafo os investimentos. “Passamos dois anos para organizar as finanças do município e tivemos trabalhando desde 2013, dentro da legalidade, para que as obras de pavimentação nos bairros pudessem ter início. Serão R$ 60 milhões investidos, entre empréstimo do BNDES e contrapartida do município”, esclareceu Percival. O recurso federal vindo foram buscados na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, complementado com o reforço da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis, que estará revisando a infraestrutura da região onde as máquinas das empreiteiras vencedoras tiverem fazendo o asfalto, como deve ser com o bairro Marechal Rondon no primeiro momento.
Indagado em sua página oficial de relacionamentos do ‘facebook’, Percival já tratou de incluir emendas já anunciadas e garantidas pela atual bancada parlamentar de deputados federais e senadores da cidade para elencar novos bairros a serem beneficiados, além dos já garantidos em uma primeira etapa. “Vamos atender o Nova Era, Liberdade, Vila Rica, Padre Lothar, Antonio Geraldini, Jardim das Flores, Lageadinho, Jardim Reis, Parque Universitário, Ana Carla II, Vila Goulart, Serra Dourada, Jardim Adriana, Belo Horizonte, na primeira etapa. Na segunda etapa serão atendidos os bairros da região Sudeste (Parque São Jorge, Sagrada Família, Cidade de Deus II, Farias, etc). Na terceira etapa os bairros da região sudoeste (Morumbi, Maria Tereza, Paineiras, Oásis, etc”, postou, acrescentando em momento posterior a construção da ponte sobre o Rio Vermelho no seguimento da Lions Internacional com acesso ao bairro Bela Vista e a construção da tão propagada Avenida Beira Rio, ambas também já com orçamento e projetos aprovados.
Líderes comunitários comentaram o programa ‘Realizando Sonhos’ que deve atender mais de mil quarteirões na cidade, repercutindo as melhorias a quem tem imóvel nas regiões que serão beneficiadas. “O bairro vai ser todo asfaltado e isto vai mudar nossa a saúde com o fim da poeira, a urbanização será outra e a valorização então nem se fala”, disse o presidente do Liberdade, , João Garcia de Souza, que disse que a espera pelo investimento foi de 30 anos. Já o presidente do bairro Nova Era, Moisés Rodrigues da Silva, disse que ver o asfalto chegando é “um sonho, após tanto tempo de sofrimento”.