A sala de reuniões da Prefeitura de Rondonópolis recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito Percival Muniz acompanhado da secretária Municipal de Educação, Ana Carla Muniz, do vice-prefeito Rogério Salles, secretários municipais e demais autoridades para a cerimônia de posse dos dez membros do Conselho Tutelar Municipal.
Nove mulheres e um homem foram eleitos democraticamente em outubro de 2015 para um mandato de dois anos, que pode ser estendido por mais dois por determinação do prefeito. Os conselheiros ficarão responsáveis por atender duas regiões específicas da cidade, o Centro e a Vila Operária.
Para a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, os conselheiros “protegem as crianças e garantem os direitos constitucionais dos jovens que, na maioria das vezes, não são garantidos pelas próprias famílias”.
Ana Carla acredita que o trabalho dos conselheiros reflete diretamente no desempenho escolar de crianças e adolescentes. “Os conselheiros contribuem para que haja melhora da frequência, diminuindo a evasão escolar”.
O prefeito Percival, ao tomar a palavra durante a cerimônia solene, destacou a nobre missão dos conselheiros, reconheceu a dedicação do promotor Ari Madeira Costa e da presidente do Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, Francismeire Pedrosa da Silva, e, a importância de sua administração para o desenvolvimento do Conselho Tutelar em Rondonópolis.
“Tenho um vínculo muito grande com o Conselho. Primeiro como constituinte, participando dos debates durante a elaboração da Constituição, depois na aprovação das leis que regulamentaram o que a constituição previa e, como prefeito, realizando a implantação do Conselho em Rondonópolis. Também fui responsável por aumentar em 100% o salário dos conselheiros”, disse Percival.
Após realizarem um juramento, tomaram posse como conselheiros: Adele Carolina da Silva Brito, Patrícia Borges dos Santos, Josiane Ourives Gentil, Ione Rodrigues dos Santos Silva, Maria da Gloria Menezes Lima, Adriana Ferreira Silva Alves, Sandro Victor Silva Santos, Vânia Moreira Duarte, Fabiana Ferreira dos Santos e Laurecy Cristina Almeida.