22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Pela terceira vez consecutiva 1ª no IDEB, coordenação de escola cita criatividade como fonte do sucesso

No pacato bairro da Vila Cardoso em Rondonópolis está localizada a Escola Municipal José Antônio da Silva, que se tornou no início de setembro, após publicação pelo Ministério da Educação do resultado do IDEB 2013, um exemplo a ser seguido pelas unidades de ensino de todo o país pela consolidação de sua qualidade de ensino. Indagados sobre a explicação do sucesso, os membros da coordenação pedagógica atribuem a criatividade dos docens
Com 27 de fundação, a José Antônio foi a melhor escola da rede pública municipal no IDEB nos anos iniciais (5° e 6° série) em 2009, 2011 e 2013. No ano passado, a média da escola foi um surpreendente 6,8. De acordo com as metas propostas pelo Governo Federal, onde a maioria não conseguiu cumprir a de 2013, a escola da Vila Cardoso não só ultrapassou como já chegou ao que se esperava dela para 2017.
A escola onde atuam 17 professores e estão matriculados 405 alunos tem como principal característica o entrosamento pedagógica, segundo a coordenadora Débora Cristina Rosa, que falou com a equipe de reportagem. “A maioria dos docentes já estão aqui, juntos, faz bastante tempo. Eles se ajudam, são experientes e trocam muita informação entre si”, detalhou.
Apesar do bom relacionamento ser um destaque, segundo a coordenadora pedagógica, a principal diferença da escola talvez seja a característica de saber driblar as dificuldades de poucos recursos e limitações que surgem no dia a dia. “Tudo isto é suprido com responsabilidade, compromisso dos professores, dedicação e criatividade, que é onde buscamos as saídas para os problemas”, ressaltou.
Escolas Municipais
Depois da José Antônio, as unidades da Rede Municipal a conquistarem as maiores notas e as metas projetadas pelo MEC nos anos iniciais foram as escolas: BERNARDO VENANCIO DE CARVALHO (5.9), IRMA ELZA GEOVANELLA (5,4), TANCREDO NEVES (4,6), EDIVALDO ZULLIANI BELO (5,4), DERSI R ALMEIDA (5.1 e ARAO GOMES BEZERRA (5.6).
Já em relação aos anos finais (8° e 9°), as metas atingidas ficaram a cargo da GISELIO DA NOBREGA (3.6), ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PRINCESA ISABEL (4.5), 14 DE AGOSTO (4.2), ROSALINO ANTÔNIO DA SILVA (4.6) e ARAO GOMES BEZERRA (5.1).
Em linhas gerais, porém, a média de 5.1 para os anos iniciais manteve o resultado de 2011 e não conseguiu atingir o esperado pelo MEC para a cidade, que era de 5.2. Nos anos finais, no entanto, existem motivos para a Secretaria de Educação Municipal comemorar com o 4.5 de média alcançado, já que ele é 0.3 a mais que o Governo Federal esperava.
Da Redação – Hevandro Soares

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO