No pacato bairro da Vila Cardoso em Rondonópolis está localizada a Escola Municipal José Antônio da Silva, que se tornou no início de setembro, após publicação pelo Ministério da Educação do resultado do IDEB 2013, um exemplo a ser seguido pelas unidades de ensino de todo o país pela consolidação de sua qualidade de ensino. Indagados sobre a explicação do sucesso, os membros da coordenação pedagógica atribuem a criatividade dos docens
Com 27 de fundação, a José Antônio foi a melhor escola da rede pública municipal no IDEB nos anos iniciais (5° e 6° série) em 2009, 2011 e 2013. No ano passado, a média da escola foi um surpreendente 6,8. De acordo com as metas propostas pelo Governo Federal, onde a maioria não conseguiu cumprir a de 2013, a escola da Vila Cardoso não só ultrapassou como já chegou ao que se esperava dela para 2017.
A escola onde atuam 17 professores e estão matriculados 405 alunos tem como principal característica o entrosamento pedagógica, segundo a coordenadora Débora Cristina Rosa, que falou com a equipe de reportagem. “A maioria dos docentes já estão aqui, juntos, faz bastante tempo. Eles se ajudam, são experientes e trocam muita informação entre si”, detalhou.
Apesar do bom relacionamento ser um destaque, segundo a coordenadora pedagógica, a principal diferença da escola talvez seja a característica de saber driblar as dificuldades de poucos recursos e limitações que surgem no dia a dia. “Tudo isto é suprido com responsabilidade, compromisso dos professores, dedicação e criatividade, que é onde buscamos as saídas para os problemas”, ressaltou.
Escolas Municipais
Depois da José Antônio, as unidades da Rede Municipal a conquistarem as maiores notas e as metas projetadas pelo MEC nos anos iniciais foram as escolas: BERNARDO VENANCIO DE CARVALHO (5.9), IRMA ELZA GEOVANELLA (5,4), TANCREDO NEVES (4,6), EDIVALDO ZULLIANI BELO (5,4), DERSI R ALMEIDA (5.1 e ARAO GOMES BEZERRA (5.6).
Já em relação aos anos finais (8° e 9°), as metas atingidas ficaram a cargo da GISELIO DA NOBREGA (3.6), ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PRINCESA ISABEL (4.5), 14 DE AGOSTO (4.2), ROSALINO ANTÔNIO DA SILVA (4.6) e ARAO GOMES BEZERRA (5.1).
Em linhas gerais, porém, a média de 5.1 para os anos iniciais manteve o resultado de 2011 e não conseguiu atingir o esperado pelo MEC para a cidade, que era de 5.2. Nos anos finais, no entanto, existem motivos para a Secretaria de Educação Municipal comemorar com o 4.5 de média alcançado, já que ele é 0.3 a mais que o Governo Federal esperava.
Da Redação – Hevandro Soares