O vice-prefeito Ubaldo Tolentino de Barros (PTB) foi conduzido ao cargo de prefeito de Rondonópolis nesta semana em razão do problema de saúde do prefeito Zé do Pátio (SD).
Ubaldo chega à prefeitura com um perfil diferente da maioria dos prefeitos que já sentaram na cadeira de chefe do executivo, pois pela primeira vez na história um professor universitário assume o comando da segunda economia de Mato Grosso.
Os perfis dos ex-prefeitos de Rondonópolis, nos últimos anos, era diferente, médicos como Alberto de Carvalho e Fausto Faria , já assumiram o executivo, assim como engenheiros como Luthero Lopes, Sathyro de Castilho, Zanete Cardinal e Zé do Pátio passaram pela prefeitura.
Advogados como o caso de Ananias Filho, Walter Ulisseia e Carlos Bezerra, empresários e pecuaristas como, Rosalvo Farias, Daniel Martins de Moura, Candinho, Hélio Garcia e Percival Muniz, produtores de grãos como Rogério Salles e Adilton Sachetti também administraram a cidade.
No entanto, o período de Ubaldo na prefeitura deve durar no máximo duas semanas, período em que deve terminar a licença tirada pelo prefeito Zé do Pátio. Neste período, o vice prefeito pretende fortalecer as ações do esporte e cultura e não deve mexer nas estruturas de governo.
Por outro lado, Ubaldo tem feito uma política de aproximação a vereadores. O prefeito em exercício tem chamado a Câmara para debater futuros projetos e ações que estão sendo feitas. Talvez pelo perfil de professor, Ubaldo tem trabalhado esse tipo de ação.