PANORAMA POLÍTICO

Panorama político – 08-09-19

Pátio menos político e mais gestor

O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) desde quando assumiu este segundo mandato, adotou um estilo diferente de atuar se comparado à primeira gestão. Pátio está menos político e mais gestor na condução deste mandato. Tanto é verdade que em meio à crise que assola estados e municípios, o prefeito tem mantido as contas rigorosamente em dia; e mais tem conseguido fazer investimentos em todos os setores.

Aposta nos jovens

O motivo desta virada de Pátio, em termos administrativos, está em uma dobradinha de dois jovens escolhidos a dedo pelo prefeito para tocar a parte mais técnica da gestão. De um lado, está Leandro Arduini, que apesar de ser jovem participou do primeiro governo de Pátio, da gestão Percival e novamente com Pátio. Leandro comanda a secretaria de administração com mão de ferro, onde ele toca os processos licitatórios do município

Rodrigo segura as finanças com discrição

Outra revelação na gestão Pátio está nas finanças, onde Rodrigo Silveira Lopes comanda a pasta e tem dado conta do recado. Discreto, ele atende o perfil que Pátio queria para comandar o coração da sua gestão. Rodrigo tem feito um trabalho minucioso nos cuidados com os gastos públicos. Pátio que cobra duro de Rodrigo, pelo visto tem gostado do resultado. O prefeito criou uma política de reserva financeira que tem sido levada à risca pelo secretario, onde guarda recursos para o pagamento de até três folhas nos cofres públicos. Pátio, alega aos mais próximos que caso tenha algum problema na receita, ele tem recursos para garantir o pagamento tranquilo aos servidores.

Tocadora de obras

Para completar o time de revelações da atual gestão, Pátio apostou em uma jovem para comandar a Infraestrutura, umas das secretarias mais complexas e difíceis, em razão do volume de obras e do grau de exigência do prefeito. No entanto, a engenheira Ingrid Tomazele, que está se revelando uma verdadeira tocadora de obras. Tanto é verdade que na atual gestão Pátio está com mais de 150 obras em andamento e jogou todas elas nas mãos da engenheira Ingrid, que tem a responsabilidade de conduzir estas obras até o final do mandato.

Cutucada em ex-gestores

Vale dizer ainda que na saúde, Izalba Albuquerque, que é da extrema confiança de Pátio, tem cumprido com maestria a missão de reduzir a fila dos exames e cirurgias eletivas. Izalba ainda tem defendido as ações da gestão publicamente. Na Audiência Pública que debateu a Santa Casa, ocorrida no final do mês passado, ela criticou sem citar nomes, gestores anteriores da saúde, afirmando que alguns passaram pela pasta e não se preocuparam em controlar as filas.

Órfão do Estado

Por outro lado, o prefeito tem reclamado a distância do governador Mauro Mendes de Rondonópolis. Pátio tem dito publicamente que está se sentindo órfão do Estado e visto que muitas ações que poderiam ser feitas em parceria com o governador não estão saindo. Aos mais próximos, o prefeito tem dito que mesmo assim está “peitando” algumas ações que poderiam ser mais fáceis com o apoio do Estado.

Sanear é exemplo

Entre os secretários do prefeito Zé do Pátio, a diretora do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Terezinha Silva, é o nome que melhor se encaixa neste perfil de gestão. Terezinha dirige o Sanear com mão de ferro, faz economia e ao mesmo tempo, não deixa o Sanear perder a eficiência. Terezinha resolveu grande parte do problema de falta de água na cidade e foi mais longe reforçou a rede de esgoto na cidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo