A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9) pelo site cuiabano RDNews e feita pelo instituto de pesquisas PercentBrasil mostra que o atual presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, Paulo José Correia, mais que dobrou as intenções de voto desde o último levantamento realizado pelo mesmo instituto. Ele é o mais bem posicionado entre os pré-candidatos do campo progressista e o crescimento substancial verificado agora até superou a projeção feita pelo Folha Regional no mês de abril, que previa um crescimento de 1% ao mês.
Paulo José passou de 2,8% na pesquisa de abril para 7,7%, nesta pesquisa, crescendo em média 1,63 pontos por mês. Caso mantenha o ritmo de crescimento, ele deve chegar em dezembro com mais de 14% dos votos, isso na modalidade espontânea. Já na pesquisa estimulada com um cenário entre T. Silva e P. J, o mesmo tem 10.8 % enquanto o deputado estadual chega a 39.9%.
Paulo José é apresentado como candidato do prefeito Zé Carlos do Pátio, que não pode disputar a reeleição neste ano. Porém o prefeito tem optado por defender o apoio a um candidato do campo progressista, de forma genérica. Os analistas acreditam que caso o prefeito assuma exclusivamente o apoio a Paulo José a projeção de crescimento pode ser ainda maior; uma vez que a gestão municipal é aprovada por quase 80% da população e o prefeito já demonstrou ser o maior ‘transferidor de votos’ entre as lideranças políticas – superando neste quesito o atual presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro.
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) lidera os números com 29,3%, uma frente de 7 pontos percentuais, a frente do segundo colocado Adilton Sachetti, que está com 21,7%.
A pesquisa, segundo site ouviu 600 pessoas durante os cinco dias de campo em 57 bairros. A margem de erro, no entanto, é de 3,99% para mais ou para menos.
Em terceiro lugar, aparece o deputado estadual Claudio Ferreira, o Paisagista (PTB), com 8,2%; Paulo José tem 7,7%; e o ex-prefeito Percival Muniz (MDB), 6,7%. Cláudio caiu de 10,8%, em abril para 8,2%, e Percival, de 10,1% para 6,7%.
O vice-prefeito Aylon Arruda (PSD) caiu de 2,5%, em abril, para 1,5%. O petista Carlos Augustin, o Teti tem 1% das intenções de voto e Junior Mendonça tem 0,5%.
Fonte: Da Redação