22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Paulinho Serenata “Empresário do segmento sonorização, e primeiro músico solo das noites rondonopolitanas

Paulo Roberto SimonNatural de Curitibanos SC, de onde saiu com seus pais Edgar e Elza com um ano de idade para residir na cidade de Sto. Ângelo no Rio Grande do Sul. Edgar e Elza trabalhadores rurais tiveramtrês filhos Paulo, Lorimar e Joice. Uma infância coroada por uma vidamodesta, proveitosa, e vivida com muita simplicidade. Na adolescência optou pela música, estudou a matéria se aperfeiçoou, iniciou bem jovem tocando em um conjunto musical profissional que fazia eventos em todo o Rio Grande do Sul. Vamosconhecer um pouco mais da história pessoal do músico solopioneirodas noites rondonopolitanas.
JORNAL FOLHA REGIONAL:Como você avalia a sua carreira musical no Rio Grande do Sul?
Paulo Simon:
Foi um momento muito importante na minha vida, eu sempre fui apaixonado pela música, resolvi estudar e me formei, abracei a causa com firmeza e persistência. Nessa trajetória musical o aprendizado foi muito grande, as viagens, os eventos sempre fazendo novas amizades. A vida de artista não tem muita rotina, em contrapartida quando se trabalha intensamente pode ser cansativa, mas sempre nos dá muitas alegrias.
JFR:Quais os motivos que trouxeram seus familiares para Rondonópolis ?
Paulo Simon: Meus pais trabalhavam num segmento rural do grupo Basso, que começavaa se expandir, e ele veio para Rondonópolis com o intuito de ajudar nos trabalhos de organização de mais uma empresa do grupo. Ele chegou aquiem 1976, tinha uma visão futurista, incentivou todos nós a vir para Rondonópolis.
JFR:Você trabalhando em Sto. Ângelo profissionalmente com música, viajando e fazendo sucesso, como foi deixar o grupo musical, uma carreira em ascensão, largar tudo e vir para Rondonópolis?
Paulo Simon: Eu cheguei a Rondonópolis para fixar residênciaem 1984, como eu já tinha uma bagagem de músico profissional, procurei me aperfeiçoar ainda mais fui estudar inglês para dar qualidade na minha função de intérprete. Eu já tinha uma estrutura, e assim comeceia trabalhar com música, iniciei uma carreira solo nas noites, desta forma fui músico pioneiro das noites rondonopolitanas.
JFR: É possível lembrar, onde foi o começo da sua trajetória musical em Rondonópolis?
Paulo Simon:A minha primeira apresentação foi no Sal e Limão, depois toquei no restaurante Barril de Chopp, Seringueira, Grand Prix, toquei durante dois anos na casa de massas do Paulão “Dom Paolo.” Me apresentei durante uma temporada no restaurante Cabeça de Boi de propriedade do Ditinho Moura. E ainda toqueiem inúmeras festas de aniversários, casamentos, batizados e em reuniões corporativas em muitas empresas. Essacarreira solo começou em 1984, e foi até 1990.
JFR: Como você descobriu o seu lado empresariallocando sonorização para eventos?
Paulo Simon:Tudo aconteceu com muita naturalidade, começou com as pequenas associações, instituições municipais e empresas. Promoviam reuniões e sempre procuravam uma sonorização para que o áudio dos discursos chegassembem e com clareza aos convidados.Com o passar do tempo, os pedidos de locação foram aumentado e foi preciso montar uma pequena equipe para dar conta da demanda. Em 1990 parei de tocar para me dedicar ao setorempresarial.
JFR:Qual a importância do Sindicato Rural de Rondonópolis no seu segmento empresarial?
Paulo Simon:Desde 1985, um ano após a minha chegada a Rondonópolis, começamos a parceria com o Sindicato Rural. A partir de então durante todos esses anos a nossa parceria é uma constante em todas as feiras agropecuárias. Nelasinstalamos todos os recursos de sonorização contribuindo desta forma com a harmonia da animação e comunicação geral no parque de exposição. A cada ano procuramos melhorar nossos serviços, com equipamentos de primeira geração, temos uma equipe técnica experiente, a começar pelo meu filho Rodrigo que faz parte do nosso grupo de trabalho. Euagradeço as diretorias do Sindicato Rural de Rondonópolis e a todos os seus associados, pela importante parceria.
JFR:O lado das campanhas políticas também teve uma importância no desenvolvimento da empresa Serenata Som e Luz, como se dá essa participação?
Paulo Simon:Outro bom momento em que somos chamados é nas campanhas políticas, um fato interessante nessa trajetória, foi quando da eleição em que Percival Muniz perdeu para o Barreto. Naquela ocasião nós locamos a sonorização para a campanha de Percival e do Barreto, e assim perdemos com Percival, mas ganhamos com o prefeito Barreto. O que quero dizer é que graças a Deus nunca ficamos de fora das parcerias dos governos municipais, trabalhamos com todos eles. Fizemos também muitos desfiles de moda, concursos de miss, shows e muitos rodeios. Nós trabalhamos comoutros municípios em várias localidade no Estado de Mato Grosso
JFR: O músico Zé Damião nos deixou, o que representaessa ausência, falando do lado humano e profissional.
Paulo Simon: E isso é bem visível essa perca, eu tive a honra de tocar com Zé Damião, e posso dizer que aprendi com ele, toqueitambém com os seus saudosos irmãos Laranja e Lourinho. Zé Damião ultimamentedava aulasde violão em domicílio, um número incontável de alunos passaram pelas mãos do grande artista, músico, compositor interprete, que fica na nossa memória, Rondonópolis ficou mais pobre musicalmente.
JFR: Para finalizar, você quer citar alguns parceiros e agradecer alguém, afinal qual é o caminho do sucesso, a generosidade pode ajudar?
Paulo Simon:Um outro músico que tem trabalho prestado em Rondonópolis é o Olímpio Alvis, bom parceiro, que também é vereador atuante na cidade. Suas canções são bem produzidas e bem gravadas. Temos grandes artistas precisamos reconhecer, todos merecem uma oportunidade. Para se obter êxito no trabalho é preciso ser persistente, ela é a palavra chave que faz com que a gente supere as dificuldades. Nós temos uma caminhada de trabalho, e procuramos que todos se sintam bem a nossa volta. Quero agradecer os meus filhos Rodrigo, Patrícia e Thais, e a toda a nossa equipe que não mede esforços para atender aos nossos clientes. Quanto a generosidade, é um sentimento importante que se concretiza nas ações, ajudamos muitos amigos aqui em Rondonópolis, e com isso nos sentimos muito felizes. Muito grato por esta oportunidade.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO